O prefeito Luís Eduardo Falcão esteve nesta quarta-feira (8/10), em Brasília, assinando o termo de compromisso para a construção da Policlínica Regional em Patos de Minas. A cerimônia, realizada na sede do Ministério da Saúde, é um marco no fortalecimento da rede de atenção especializada em saúde pública da cidade.
A unidade seguirá o projeto referencial do Ministério da Saúde, garantindo qualidade, eficiência e modernidade à estrutura física e assistencial. O investimento federal chega a R$ 30 milhões, sendo R$ 17,3 milhões para execução da obra e o restante para aquisição de equipamentos.
A policlínica será referência em diagnóstico e terapêutica, reunindo diversas especialidades médicas e não médicas, além de ofertar exames gráficos e de imagem, assim como pequenos procedimentos. O objetivo é ampliar o acesso de toda a população aos serviços especializados e contribuir para a redução da sobrecarga hospitalar.
Com a assinatura do termo, inicia-se agora a fase de apresentação do projeto básico à Caixa Econômica Federal, com prazo até 30 de dezembro deste ano. Aprovada a documentação, a Prefeitura de Patos de Minas terá 60 dias para iniciar o processo licitatório. A proposta do município é construir o novo prédio na área do antigo CSU, no Bairro Bela Vista.
Segundo Luís Eduardo Falcão, já havia o projeto de utilizar este espaço para uma unidade semelhante à UPA. "Com mais essa conquista para Patos, teremos uma estrutura muito maior e melhor. Vamos unificar as propostas, anexando um pronto atendimento à policlínica”, disse o prefeito. Ele aproveitou para agradecer ao patense Romênio Pereira, secretário de Relações Institucionais do Partido dos Trabalhadores, e ao ministro Alexandre Silveira por articularem a favor de Patos de Minas na contemplação desse benefício.
A obra integra o conjunto de 46 policlínicas aprovadas nas seleções 2025 do Novo PAC Saúde, sendo apenas quatro em território mineiro. "Uma delas é em Patos de Minas, e isso nos coloca como protagonistas no estado, além de ser determinante na reestruturação da saúde local", destacou o prefeito Falcão.