A Prefeitura de Patos de Minas inaugurou, nesta segunda-feira (9/2), a obra de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) de Alagoas. A solenidade contou com a presença do prefeito Luís Eduardo Falcão e de outras autoridades municipais, profissionais de saúde e moradores do distrito.
Com a intervenção, a unidade praticamente dobrou de tamanho, passando de 82,05m² para 151,37m², o que ampliou a capacidade de atendimento e melhorou as condições de trabalho das equipes. A obra contemplou a criação de consultórios médicos, consultório odontológico e novos espaços de apoio, como almoxarifado, sala de utilidades, depósito de material de limpeza, cozinha, banheiros, sala para guarda de medicamentos e áreas adequadas para o gerenciamento de resíduos.
Houve ainda substituição integral de pisos e revestimentos, pintura interna e externa, troca completa do telhado e revitalização da fachada, substituição do sistema elétrico, implantação de nova rede lógica, melhorias de acessibilidade e adequação às normas do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Ao todo foram investidos aproximadamente R$ 900 mil, entre recursos próprios do município e emendas parlamentares.
“Estamos promovendo uma verdadeira transformação na saúde de Patos de Minas, com investimentos que chegam tanto aos bairros quanto à zona rural. A reforma da USF de Alagoas é um exemplo de como planejamento e responsabilidade refletem em mais dignidade no atendimento à população”, destacou o prefeito ao comentar a entrega do imóvel à comunidade.
A USF de Alagoas abriga a Equipe de Saúde da Família 24, que atende 12 comunidades. Somente na unidade, são realizados, em média, 200 atendimentos por mês, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem. Ao todo, a equipe é referência para cerca de 2.600 pessoas, incluindo moradores do distrito e de comunidades rurais da região.
Com a nova entrega, a prefeitura ultrapassa a marca de 50% das unidades de saúde reformadas ou ampliadas. O município também avança na ampliação da rede de Atenção Básica, com a construção de três novas USFs, cujas inaugurações estão previstas para este ano.









