O Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) de Patos de Minas sediou, no dia 13 de outubro, importante capacitação sobre a inserção de implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel (Implanon), método incorporado ao SUS e com recente ampliação do público-alvo. O treinamento teve como objetivo habilitar profissionais de enfermagem da região para conduzir a implantação e a remoção do dispositivo em pacientes elegíveis.
A formação reuniu participantes de 13 cidades, incluindo Patos de Minas, e, após a etapa teórica, eles colocaram em prática os conhecimentos adquiridos. Cada município trouxe três mulheres aptas a receber o implante, totalizando 39 unidades inseridas durante a atividade.
Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, o método está disponível pelo SUS para a faixa etária de 14 a 49 anos. O acesso, no entanto, não é automático. Primeiramente a mulher deve passar por consulta na unidade de saúde de referência, para avaliação do seu histórico clínico e a indicação do método contraceptivo mais adequado.
Para a diretora de Especialidades da Secretaria de Saúde de Patos de Minas, Marizete Matoso, disponibilizar o Implanon na rede pública vai além de ofertar um método contraceptivo. "Representa investimento em prevenção, autonomia feminina, planejamento reprodutivo e qualidade de vida, garantindo às mulheres mais possibilidades de escolha e acesso à assistência segura e humanizada."
"Quando recebe capacitações como a realizada esta semana no Ceae, Patos de Minas reafirma seu papel estratégico como referência regional em saúde, contribuindo para a qualificação dos profissionais, a integração dos municípios e a ampliação do acesso aos serviços de saúde da mulher", acrescenta Marizete.
Sobre o método - O Implanon é um contraceptivo de longa duração inserido sob a pele do braço. O dispositivo libera gradualmente o hormônio etonogestrel, que impede a ovulação e previne a gravidez. Segundo o Ministério da Saúde, o método tem baixíssima taxa de falha (0,05%) e se mantém eficaz por até três anos.









