Criado em 2022, o Patos + Saudável vem transformando o cuidado com a saúde no município ao promover práticas corporais orientadas, gratuitas e acessíveis à população. A iniciativa da Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo ampliar os espaços de cuidado e substituir o modelo exclusivamente médico-assistencial por abordagem mais preventiva, inclusiva e multidisciplinar.
O programa contempla moradores das áreas de abrangência das unidades de Saúde da Família e oferece atividades físicas regulares em diversos pontos da cidade, como praças, quadras, salões comunitários e academias ao ar livre. As ações são planejadas de acordo com as especificidades de cada grupo e realizadas por profissionais capacitados, incluindo consultas com educadores físicos, avaliações físicas completas e acompanhamento contínuo.
Hoje há mais de cem grupos ativos por semana realizando ginástica aeróbica, fortalecimento muscular, alongamento, caminhada monitorada, pilates, funcional e auriculoterapia. Há também aulas de tai chi chuan, prática que faz parte da rotina de Maria da Consolação Arantes há quatro meses. A aposentada teve dificuldade no começo, mas conta que a atividade mudou a vida dela. “Sabe... dá uma sensação de paz, tranquilidade, harmonia, aguça a memória, desperta para o equilíbrio. Eu tenho prótese nos dois quadris, quase não andava… agora já estou fazendo até tai chi!”
Equilíbrio para o corpo e para a mente - O tai chi chuan, prática milenar de origem chinesa, tem ganhado cada vez mais adeptos no programa por seus efeitos positivos, principalmente entre idosos. A atividade contribui para a melhora da flexibilidade, postura, coordenação motora, memória e concentração, além de auxiliar na prevenção de quedas, no controle de dores provocadas por doenças musculoesqueléticas, como artrite e artrose, e no aumento da sensação de bem-estar, serenidade e qualidade do sono.
Participação aberta à comunidade - Atualmente o Patos + Saudável está organizado em cinco áreas de atuação, com grupos operativos formados por jovens, adultos e idosos. As atividades são oferecidas em horários alternativos, inclusive antes das 7h e após as 17h, facilitando o acesso de quem trabalha ou estuda.
Para participar, basta ao usuário procurar a unidade de Saúde da Família mais próxima de casa e se informar sobre locais e horários dos grupos na área de referência.