A saúde de Patos de Minas recebeu importante notícia: a seleção do município para receber a construção de uma policlínica pelo Governo federal (via Novo PAC), cujo investimento estimado é de R$ 30 milhões. A portaria que confirma a cidade entre as quatro escolhidas de Minas Gerais foi publicada na edição de ontem (17/7) do Diário Oficial da União.
O prefeito Luís Eduardo Falcão informou que as definições para instalação da policlínica estão acontecendo agora, mas a proposta inicial é aproveitar a área do antigo CSU, no Bela Vista, para construção do novo prédio. "O nosso projeto já era utilizar aquele espaço para uma unidade semelhante à UPA e, com essa novidade, a ideia é unificar as propostas, anexando um pronto atendimento à policlínica."
O chefe do Executivo tratou com cautela o anúncio, lembrando que, vindo dos cofres federais, o investimento não está nas mãos da prefeitura. "A publicação da portaria é o primeiro passo do processo e, dando tudo certo, teremos uma obra de grande porte", disse, explicando que a unidade anunciada assemelha-se a uma clínica de especialidades ampliada, com sala cirúrgica.
Conforme definição do Ministério da Saúde, as policlínicas regionais são unidades especializadas de apoio diagnóstico, com serviços de consultas clínicas, realizadas por equipes médicas e não médicas de especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região). O serviço também oferece exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos, assim como oferta pequenos procedimentos.