Minas Gerais é um dos quatro estados em alerta pelo Ministério da Saúde devido ao aumento de casos de febre amarela. Em Patos de Minas, embora não haja confirmação da doença até o momento, a preocupação por parte da Secretaria de Saúde existe e tem sido maior devido ao aparecimento de primatas não humanos mortos na área rural do município. Macacos encontrados recentemente nessa situação foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e enviados para análise laboratorial.
Diante disso, a médica veterinária e coordenadora do órgão, Vanessa Pereira, destaca a importância de a população colaborar no monitoramento e controle da febre amarela. "Assim como o homem, os macacos, micos e saguis, por exemplo, são vítimas dos mosquitos responsáveis por transmitir a doença. Eles são muito sensíveis ao vírus causador da febre amarela e adoecem antes dos humanos, servindo como sinalizador. Por isso nosso pedido é que, se encontrar primatas mortos, a pessoa acione a Zoonoses pelo 3822-9624, que também é WhastApp."
Ressaltando que os primatas não transmitem o vírus para o homem, Vanessa explica que eles não oferecem risco. "O foco, do poder público e da comunidade, deve estar sobretudo na vacinação, a única forma de evitar de fato a febre amarela. Devemos também tomar os devidos cuidados para não permitir a reprodução do Aedes aegypti, vetor urbano que pode transmitir o vírus. Já na forma silvestre, a transmissão acontece pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes", explica.
Vacinação - Disponível gratuitamente em todas as unidades de Saúde da Família de Patos de Minas, a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de rotina das crianças até cinco anos de idade. O atual esquema vacinal inclui uma dose aos 9 meses e outra de reforço aos 4 anos. "Quem recebeu somente uma dose da vacina antes de completar 5 anos deve tomar o reforço independentemente da idade em que está no momento, desde que seja até 59 anos", explica a coordenadora de Epidemiologia da prefeitura, Vanessa Vieira.
A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para aumentar a cobertura vacinal contra a febre amarela em Patos de Minas. Atualmente o índice de vacinados na cidade está em 88,84%, e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é 95%. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, dias úteis, das 8h às 16h. Quem tiver dúvidas ao olhar o cartão, pode procurar qualquer unidade de Saúde da Família para ser orientado e vacinado, se necessário.
A doença - A febre amarela é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela, que é transmitido principalmente pela picada de mosquitos infectados. Existem dois tipos de febre amarela: febre amarela urbana e febre amarela silvestre, e nas duas os sintomas podem variar de leves a graves, geralmente desenvolvendo-se em três fases distintas: inicial, remissão e tóxica.