Patos de Minas deu mais um importante passo no fortalecimento de sua infraestrutura e conectividade regional. O município passou a integrar o Cenário Base do Plano Aeroviário Nacional (PAN), classificação do programa do Governo federal que reconhece aeroportos com elevado potencial estratégico para o país.
A conquista é resultado de reunião realizada nessa terça-feira (4/11), em Brasília, na Secretaria Nacional de Aviação Civil. Na ocasião, a vice-prefeita Sandra Gomes apresentou as potencialidades locais, em um trabalho de articulação que reforçou o protagonismo do município no cenário regional. Ela esteve acompanhada do secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Ocimar de Lima, e da diretora de Transportes, Valeika Carminati.
Durante a reunião, os gestores também destacaram os avanços do Aeroporto Pedro Pereira dos Santos desde o início da operação de voos regulares, ressaltando o crescimento expressivo no número de embarques, desembarques, pousos e decolagens. Além disso, foram apresentados gráficos que demonstram o crescimento exponencial da movimentação aérea e o impacto positivo que a conectividade vem gerando para os setores produtivos, de serviços e para o turismo local.
Na oportunidade, a vice-prefeita destacou a força produtiva e a posição geográfica estratégica de Patos de Minas, fatores que consolidam a cidade como importante eixo de integração e logística regional. O aeroporto municipal, nesse contexto, é essencial para a mobilidade de pessoas e mercadorias, impulsionando o desenvolvimento econômico, o turismo e o acesso a serviços de saúde e educação.
A elevação de Patos de Minas ao Cenário Base do PAN permitirá ao município acesso a novos recursos para investimentos em infraestrutura aeroportuária, como ampliação de pista e pátio, reformulação do terminal de passageiros, melhoria da sinalização e balizamento, entre outros avanços.
A inclusão na nova categoria é um reconhecimento do potencial e da eficiência operacional do aeroporto patense, abrindo caminho para que o município receba aeronaves de maior porte e amplie o interesse de novas companhias aéreas em operar voos regulares.
A nota oficial confirmando a elevação de Patos de Minas para o Cenário Base deve ser publicada no início do próximo ano, consolidando marco importante no desenvolvimento logístico e econômico da cidade.