Encontro reuniu profissionais da educação para refletir sobre experiências e resultados do Projeto Alavancas
Na manhã desta sexta-feira (7/11), foi realizado o Encontro Intersetorial de Educação Especial Inclusiva – Projeto Alavancas, evento que marca a culminância do trabalho desenvolvido, nos últimos três anos, pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes. Além de uma palestra com representantes do instituto, a programação trouxe o relato de experiência do projeto "Inclusão com afetividade", realizado na Escola Municipal Gino André Barbosa.
O Projeto Alavancas foi estruturado em três etapas complementares, que refletem o amadurecimento e a consolidação de práticas inclusivas nas atividades de ensino. Inicialmente, o foco esteve na formação de educadores e técnicos, com diagnóstico das escolas e elaboração de projetos de intervenção para identificar e superar barreiras de aprendizagem e participação. Na sequência, passou-se à capacitação de técnicos da Secretaria de Educação para a elaboração de uma política pública para a cidade. Neste ano, o projeto chegou à sua terceira e última etapa, com o Plano Municipal de Educação Especial Inclusiva que já está em fase de elaboração.
Desde 2022, Patos de Minas integra o grupo de dez municípios brasileiros selecionados para participar do Projeto Alavancas, que ofereceu acompanhamento formativo e estratégico voltado à consolidação da educação inclusiva como política pública permanente.