Município ficou em 1º lugar no Brasil entre cidades de 100 mil a 300 mil habitantes no Prêmio Rede Governança Brasil (Pronagov 2025)
Patos de Minas acaba de conquistar destaque nacional pela eficiência e transparência de sua gestão pública. O município foi o grande vencedor, na categoria de cidades com população entre 100.001 e 300 mil habitantes, do 6º Prêmio Rede Governança Brasil (Pronagov 2025), uma das mais importantes premiações do país voltadas à valorização das boas práticas de governança pública.
A cerimônia de premiação foi realizada nessa segunda-feira (4/11), em Brasília, no estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O troféu foi recebido pela vice-prefeita Sandra Gomes, que representou o prefeito Luís Eduardo Falcão e toda a equipe da administração municipal. O reconhecimento é concedido pela Rede Governança Brasil (RGB) em parceria com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).
“Patos de Minas se destaca mais uma vez, agora, em âmbito nacional. Esse prêmio é resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com o bem comum, conduzido pelo nosso prefeito Falcão e por toda a equipe que tem como propósito governar bem e servir cada vez melhor”, afirmou a vice-prefeita Sandra Gomes, após receber o troféu.
Reconhecimento a práticas de gestão responsáveis e inovadoras - O Prêmio Rede Governança Brasil reconhece administrações públicas que se destacam na adoção de práticas de governança, gestão de riscos, integridade, sustentabilidade e inovação. A avaliação é feita por uma comissão técnica independente, com base em critérios estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Conselho Federal de Administração (CFA), considerando evidências concretas de resultados e o impacto das iniciativas adotadas.
Nesta edição, nove organizações públicas foram premiadas, entre órgãos federais, estatais e municípios de diferentes portes populacionais. O Município de Patos de Minas alcançou o 1º lugar na categoria de cidades entre 100 mil e 300 mil habitantes, sendo reconhecido como referência nacional em governança pública.
Trabalho coletivo e resultados concretos - O resultado é fruto de um processo de aprimoramento da governança municipal que vem sendo construído desde 2023, com a criação do Comitê de Governança Pública (CGOV), por meio da Portaria nº 4.732, de 3 de julho de 2023, assinada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão.
O comitê tem a função de assessorar o chefe do Executivo na implantação e fortalecimento das políticas de governança e compliance no âmbito da administração municipal. É composto por servidores de diversas áreas estratégicas:
- Emerson Rocha de Azevedo - Secretário Municipal de Governo (presidente do comitê)
- Sandra Cristina Gomes da Silva - Vice-Prefeita
- Moisés Ávila da Silva - Controlador-Geral do Município
- Paulo Henrique Rodrigues Moreira - Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
- Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos - Secretária Municipal de Administração
- Emerson Rafael Cunha Gontijo - Corregedor-Geral do Município
- Paulo Henrique Rabelo da Silveira - Procurador-Geral do Município
Desde a sua criação, o grupo vem coordenando ações que envolvem planejamento estratégico, transparência, ética, integridade, controle e resultados, em alinhamento ao Decreto Federal nº 9.203/2017 e aos referenciais do TCU.
Governar bem e servir cada vez melhor - Para o prefeito Luís Eduardo Falcão, o reconhecimento nacional é resultado de um trabalho coletivo de modernização da gestão pública e da consolidação de práticas que valorizam a eficiência e o compromisso com o cidadão.
“Esse prêmio mostra que Patos de Minas está no caminho certo. Temos buscado, desde o início da gestão, aprimorar nossos processos, fortalecer a transparência e garantir que cada decisão pública gere valor real para a população. É uma conquista de toda a equipe e de cada servidor comprometido com uma cidade melhor”, destacou o prefeito.
Sobre o prêmio - Criado em 2020, o Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) é uma iniciativa da Rede Governança Brasil, em parceria com o IGCP, com o objetivo de fomentar e reconhecer boas práticas de governança, integridade, sustentabilidade e inovação na administração pública federal, estadual e municipal.
As instituições premiadas são avaliadas com base em índices como o iESGo (Índice de Avaliação de Governança Organizacional), do TCU, e o IGM-CFA (Índice de Governança Municipal), além da participação no Programa Nacional em Governança Pública (PRONAGOV).