Estudantes de quatro instituições encantaram o público com peças sobre o patrimônio cultural de Patos de Minas
Patos de Minas viveu uma noite marcante na última quinta-feira (21/8) durante as apresentações do I Concurso Escolar de Teatro do Festival de Patrimônio Cultural. O evento, realizado no Teatro Municipal, reuniu a comunidade escolar e o público em geral para assistir a peças teatrais elaboradas e encenadas pelos estudantes de quatro instituições de ensino.
O prêmio Teatro na Escola integrou a programação do Festival e levou para o palco apresentações que falavam sobre o patrimônio cultural de Patos de Minas. "Incentivar a arte, a cultura e o desenvolvimento de habilidades criativas entre os estudantes do ensino médio foram alguns dos objetivos da premiação", destacou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Paulo Henrique Moreira. Ele acrescentou: "O resultado ficou evidente com as peças apresentadas, demonstrando o empenho dos alunos e dos profissionais que acompanharam essa jornada."
Ao todo, foram R$ 10 mil em premiação, recurso proveniente do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac). Os prêmios foram assim distribuídos:
-1º lugar: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
-2º lugar: Escola Estadual Professor Zama Maciel
-3º lugar: Escola Estadual Arlindo Porto
Também foram premiados: melhor roteiro (Escola Estadual Arlindo Porto), melhor ator (Samuel Augusto Gomes Nascimento) e melhor atriz (Bianca Lima Alves).
Para o diretor da Dimep, Ivan Rosa, o último dia do Festival de Patrimônio Cultural encerrou a programação com chave de ouro. "Foram dias intensos, com atividades diversificadas, levando arte e cultura para o público presente e valorizando nossas tradições. As apresentações do concurso de teatro vieram para abrilhantar ainda mais o Festival", declarou.