Recém-divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), novos dados do Censo 2022 revelam índices relativos a aspectos urbanísticos no entorno dos municípios. A existência de iluminação pública e de vias pavimentadas estão na lista, e a boa notícia é que Patos de Minas aparece entre as dez melhores colocadas do país nesses dois quesitos, respectivamente com 99,74% e 99,48%.
O levantamento do IBGE não avaliou a qualidade dos elementos pesquisados, mas, se o tivesse feito, também apontaria excelentes resultados para Patos de Minas. Isso porque, a partir da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública, a área urbana e os distritos tiveram 100% das lâmpadas convencionais das vias substituídas por LED, tecnologia mais econômica e sustentável, assim como com maior eficiência luminosa.
Além dessa modernização, realizada entre 2023 e 2024, a PPP trouxe outras vantagens, como a efetivação de um consórcio responsável pela gestão, operação e manutenção dos mais de 25 mil pontos de luz do município. Com o Ilumina Patos, a troca de lâmpadas queimadas ficou mais ágil e foi possível instalar seis mil pontos inteligentes, conectados à central de controle.
No que se refere à pavimentação, a gestão municipal também tem realizado ações importantes que certamente ajudam a manter e até aumentar a porcentagem apurada no estudo do IBGE. Um dos exemplos é a execução, desde 2022, do Plano Comunitário de Pavimentação, por meio do qual já foram asfaltados quase sete quilômetros de 27 ruas inteiras ou trechos delas.
Além disso, a gestão municipal não tem medido esforços para revitalizar o pavimento das vias, e o mais recente exemplo disso é o recapeamento de mais de dois quilômetros da Avenida Fátima Porto. Somente nos últimos meses, foram recapeadas mais de dez vias em Patos de Minas.