Os ótimos resultados apresentados pela rede municipal de ensino motivaram a reunião Na quinta-feira da semana passada, dia 12 de setembro, foi realizada uma reunião entre a secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, e o secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Carlos Francisco de Paula Nadalim. Também participaram dessa reunião dois técnicos
Os ótimos resultados apresentados pela rede municipal de ensino motivaram a reunião Na quinta-feira da semana passada, dia 12 de setembro, foi realizada uma reunião entre a secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, e o secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Carlos Francisco de Paula Nadalim. Também participaram dessa reunião dois técnicos da Secretaria Nacional de Alfabetização e a diretora pedagógica da Semed, Eliane Bicalho. Atualmente, o Ministério da Educação está constituindo uma nova política nacional de alfabetização e, por isso, sua equipe técnica tem entrado em contato com algumas secretarias municipais e realizado reuniões em busca de experiências exitosas nessa etapa de ensino para constituir essa política. Patos de Minas foi um dos municípios consultados nessas reuniões devido aos resultados positivos que crescentemente vem apresentando, de modo especial, na alfabetização. Durante a reunião, realizada por videoconferência, a equipe técnica do Ministério da Educação questionou acerca das estratégias utilizadas pela rede municipal de ensino para a melhoria dos resultados da alfabetização. Também foi discutido a respeito das causas do avanço significativo do IDEB dos anos iniciais (nas escolas municipais) registrado nos últimos anos. Fabiana afirmou que os resultados positivos devem-se a um trabalho sistemático que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e por todos os seus educadores. A secretária ressaltou, ainda, que os pontos relevantes os quais têm contribuído para a melhoria nos índices de alfabetização do município estão relacionados ao trabalho consistente da Semed na formação continuada dos professores; à inclusão das crianças de 4 anos na pré-escola (que aconteceu a partir do ano de 2012); à redução das taxas de reprovação nos anos iniciais; ao trabalho de intervenção pedagógica dentro das escolas (cujo objetivo é sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de aprendizagem); aos projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pelas instituições de ensino. A partir das reuniões realizadas e com base nas estratégias apresentadas pelas secretarias municipais, a Secretaria Nacional de Alfabetização dará prosseguimento à elaboração da nova política nacional de alfabetização.