Além do encontro, representantes do Instituto Rodrigo Mendes visitaram uma escola da rede municipal e reuniram-se com membros do comitê que ficará responsável pela elaboração do Plano Municipal de Educação Inclusiva
Na tarde da última quinta-feira (20/2), a Secretaria de Educação de Patos de Minas realizou um encontro formativo em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), entidade dedicada à promoção da educação inclusiva. O evento, que contou com a presença de profissionais da rede municipal, teve o objetivo de fortalecer iniciativas voltadas para a melhoria contínua da qualidade de ensino para estudantes com deficiência.
Durante a cerimônia, foi ressaltado o compromisso tanto da secretaria quanto da entidade com a capacitação de profissionais e a implementação de ações destinadas à inclusão. O ponto alto do evento foi a palestra "O papel das equipes diretivas na efetivação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva", ministrada pelas formadoras do IRM, Kátia Aparecida Cibas e Deigles Amaro. Durante a apresentação, foram discutidos desafios e estratégias para a implementação de práticas inclusivas nas escolas.
Visita
Além do encontro formativo, a agenda das representantes do instituto incluiu visita a uma escola da rede municipal e reunião com membros do Comitê Intersetorial que ficará responsável pela elaboração do Plano Municipal de Educação Especial Inclusiva (PMEEI).
Acompanhadas pelo secretário de Educação Carlos André Rodrigues e pelas servidoras Adriana Sousa e Tania Sousa, responsáveis pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), as visitantes estiveram na Escola Municipal Frei Leopoldo, ocasião em que conheceram a Sala de Recursos Multifuncionais da instituição e tiveram a oportunidade de conversar com profissionais e estudantes. A programação da visita a Patos de Minas encerrou-se na sexta-feira (21/2) com a reunião sobre a construção do PMEEI.
Parceria IRM e Semed
A colaboração entre o instituto e a Semed teve início em 2023, com a implementação do projeto "Alavancas para a educação inclusiva". No primeiro ano, foram promovidas formações para profissionais de dez instituições de ensino da rede municipal. Em 2024, o foco passou a ser a capacitação de técnicos da Secretaria de Educação para a elaboração de uma política pública para a cidade. Para 2025, está prevista a criação do Plano Municipal de Educação Especial Inclusiva, que será estruturado com apoio de um comitê formado por profissionais da educação e membros da comunidade.
O instituto
Criado em 1994, o IRM tinha como objetivo inicial oferecer às pessoas com deficiência oportunidades de desenvolvimento por meio da arte. Seu fundador, Rodrigo Hübner Mendes, encontrou na pintura uma forma de reconstruir sua autonomia após um acidente aos 19 anos. Desde então, a instituição expandiu suas atividades e estabeleceu parcerias importantes, incluindo o Ministério da Educação (MEC) e organismos internacionais, como a Unicef.