Ação conjunta já protegeu 45 nascentes e segue ampliando a recuperação de áreas degradadas na região
Cuidar da microbacia do córrego Canavial é o principal objetivo do Pronascentes, iniciativa voltada para a proteção e recuperação de nascentes e cursos d'água da região. No último sábado (6/12), a quinta etapa do projeto foi celebrada com o plantio de 100 mudas nativas em Área de Preservação Permanente (APP).
O evento reuniu instituições parceiras, autoridades e produtores rurais da microbacia. O "Pronascentes: cuidando das águas do Canavial", é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Patos de Minas, Cemil, IEF, Unipam e pelos próprios produtores. Por meio do projeto, 81 nascentes foram mapeadas na região e 45 delas já estão protegidas.
Iniciado em 2015, quando duas nascentes da microbacia foram cercadas, o projeto segue avançando. Na etapa atual, mais sete nascentes serão beneficiadas, com a recuperação de 1.172 metros de mata ciliar e a execução de 30 bolsões, atendendo a 14 produtores rurais.
As ações
A prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, coordena o diagnóstico das áreas e o contato com os proprietários. Os demais parceiros contribuem com apoio técnico e operacional, como materiais para o cercamento das APPs, mão de obra, fornecimento de mudas nativas e elaboração de projetos de bolsões.