76,9% das crianças do 2º ano da rede municipal estão alfabetizadas. Índice coloca o município à frente de Minas e do Brasil
Patos de Minas tem motivos para comemorar. A cidade superou a meta nacional de alfabetização estabelecida para 2024 e já alcançou o índice previsto para 2027. De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal avaliados no ano passado, 76,9% estão alfabetizados, percentual seis pontos acima da meta do município para este ano.
Em 2023, o índice era 69,1%, e o avanço reforça que o trabalho realizado nas escolas tem dado resultado. Com o novo percentual alcançado, a cidade está enquadrada no nível 4 da escala nacional (que vai até 5). Além disso, houve 89,24% de participação dos alunos nas avaliações, o que reforça a confiabilidade dos dados.
“Os números mostram que estamos no caminho certo. A gente investe, acompanha de perto e vê o resultado acontecendo lá na ponta, nas salas de aula”, afirmou o prefeito Luís Eduardo Falcão.
O desempenho é superior à média estadual (72,07%) e muito acima da nacional (59,2%). O município já havia recebido do Ministério da Educação o Selo Ouro Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024, certificação que valoriza os melhores desempenhos em alfabetização no país. Apenas municípios com pontuação entre 85 e 100 recebem esse selo.
“Essa conquista é fruto de um trabalho sério, com foco em formação de professores, distribuição de materiais e dedicação ao aprendizado das nossas crianças. Não tem segredo: é compromisso com a aprendizagem”, explicou o secretário de Educação, Carlos Rodrigues, completando: “E, claro, nosso agradecimento especial aos professores, que fazem toda a diferença com seu empenho e paixão pela educação”.