Projeto capacita professores para integrar a nova abordagem educacional ao ensino.
Patos de Minas avança e traz mais uma novidade para estudantes da rede municipal de ensino: a robótica educacional. A iniciativa, resultado de parceria entre a Secretaria de Educação, o Sebrae e o Unipam, a princípio vai levar aulas de robótica para alunos de 7º e 8º ano. O projeto inclui também a capacitação de professores dessas turmas, preparando-os para trabalhar com esse tipo de tecnologia.
Na semana passada, foi dado o primeiro passo para implementação do projeto, com início do curso formativo dos professores que vão desenvolver as atividades nas salas de aula. Os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer sobre cultura maker e software. A formação ainda envolverá montagem de robô sumô e de outros robôs a partir dos kits disponíveis nas escolas. Essa proposta pedagógica apresentada aos profissionais será levada para a sala de aula com o objetivo de aplicar esses conhecimentos nos processos de ensino e aprendizagem. A previsão é que em abril as atividades envolvendo os estudantes já comecem a ser desenvolvidas.
A partir das aulas de robótica, os alunos terão a oportunidade de explorar a tecnologia de forma interativa por meio de kits educacionais. Com esses recursos, poderão criar e programar dispositivos capazes de executar tarefas específicas, como percorrer caminhos pré-determinados, evitar e/ou derrubar obstáculos. A abordagem prática facilita a compreensão do impacto da tecnologia no cotidiano e sua importância em nossas vidas.
Para o secretário de Educação Carlos Rodrigues, a robótica é uma ferramenta capaz de ajudar a preparar os alunos para os desafios do futuro. Segundo ele, a educação precisa se adaptar ao progresso tecnológico e à necessidade crescente de competências digitais. "No cenário em que vivemos, é imprescindível nos reinventarmos, e a robótica educacional é um recurso essencial para capacitar nossos estudantes para os novos desafios."
Benefícios - Habilidades fundamentais são desenvolvidas por meio da robótica na educação. Abordar esse tipo de conteúdo possibilita, entre outras aprendizagens, o desenvolvimento de pensamento crítico, criatividade, capacidade de trabalho em equipe e persistência.
Continuidade da capacitação de professores - Nesta quarta-feira (26/3), os professores retornaram ao laboratório do Unipam para aprender a manusear o kit de robótica e, assim, começar a desenvolver as atividades com os estudantes. Durante as aulas, os docentes, auxiliados por tutores dos cursos de Gestão e de Engenharia, desenvolverão juntamente com os alunos projetos escolares para serem apresentados na Feira de Educação Empreendedora e Cooperativismo, prevista para ocorrer em julho.