Na noite dessa terça-feira (6/11), foi apresentado, em audiência pública, o Projeto de Diretrizes para Circulação Viária e Transporte Urbano de Patos de Minas. A apresentação das diretrizes foi conduzida pela equipe técnica do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, contratado para prestar consultoria e apontar medidas a serem implantadas pelo município. Durante a reunião, o
Na noite dessa terça-feira (6/11), foi apresentado, em audiência pública, o Projeto de Diretrizes para Circulação Viária e Transporte Urbano de Patos de Minas. A apresentação das diretrizes foi conduzida pela equipe técnica do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, contratado para prestar consultoria e apontar medidas a serem implantadas pelo município. Durante a reunião, o público presente pôde contribuir por meio de formulário eletrônico, ferramenta que permanecerá disponível até dia 17 de novembro para acesso de qualquer pessoa que queira participar da construção do projeto por meio de link específico (clique AQUI). A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade terá dez dias úteis para analisar e responder, por e-mail, as contribuições. O documento final, incluindo as considerações pertinentes, será disponibilizado no dia 6 de dezembro. O Projeto Básico do Sistema de Transporte Público e Soluções para o Sistema Viário e Trânsito da área urbana de Patos de Minas está dividido em três áreas, conforme disposto a seguir: Macroestruturação urbana – essa importante etapa de planejamento define o “desenho da cidade”, suas tendências de expansão e cenários futuros, considerando a integração entre uso do solo, mobilidade e meio ambiente. Entre as propostas apresentadas, destaca-se a construção de anel urbano composto por segmentos de vias existentes e projetadas que permitem a circulação interna e a melhor conexão entre os bairros, sem necessidade de passar pelo Centro da cidade. O estudo também sugere intervenções urbanísticas para revitalizar espaços públicos, como a Avenida Getúlio Vargas, a Rua José de Santana e o Mercado Municipal. Projeto de revitalização do Mercado Municipal Sistema viário e trânsito – os principais desafios nessa área incluem o alto índice de acidentes, a dificuldade de fluidez no trânsito e a pouca conectividade viária. Para enfrentar essas questões, foram propostas a implantação de binários de circulação, estacionamento rotativo, reforço da sinalização vertical e horizontal, correções de geometria, redução de conflitos com sentido único de fluxo, regulamentação de carga e descarga, criação de rede cicloviária conectada e substituição do estacionamento em ângulo pelo paralelo. Cronograma das propostas Imediatas e curto prazo: Médio e longo prazo: implantação dos principais binários no centro e nos bairros; implantação dos demais binários no centro e nos bairros; sincronismo dos semáforos nos binários; complementação da Rede Cicloviária; eliminação de giros à esquerda em cruzamentos semaforizados; execução das diretrizes viárias previstas para conexão dos bairros. regulamentação e padronização da sinalização viária; eliminação de estacionamento em ângulo na área central; proibição de estacionamento ao lado direito em vias com transporte coletivo; proibição de estacionamento ao lado direito em vias com transporte coletivo; readequação da Rede Cicloviária existente e sua complementação. Uma das medidas que já começaram a ser aplicadas é a implantação dos binários, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em vias de sentido único. A solução contribui para melhor aproveitamento do espaço viário e reduz conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas, o que resulta, entre outros benefícios, na diminuição de acidentes. Sistema de transporte coletivo – entre os desafios da cidade nessa área estão a baixa utilização e atratividade do transporte coletivo. Para superar essas questões, está prevista a reformulação da rede de linhas, com itinerários diretos, rotas mais curtas, aumento da velocidade média, redução dos tempos de viagem, ampliação da frota e dos horários, implantação de faixas exclusivas no Centro e melhoria do conforto para os usuários. Ao tornar o transporte coletivo mais atrativo, espera-se reduzir o número de veículos nas ruas, proporcionando mais fluidez no tráfego. O cronograma de ações é o seguinte: Curto prazo: Médio prazo: implantação do estacionamento rotativo; implantação das faixas exclusivas de ônibus na área central; implantação de melhorias no sistema de bilhetagem; implantação da nova rede de linhas de transporte coletivo; concessão da exploração dos abrigos; separação do transporte escolar urbano do sistema de linhas convencionais, por meio da terceirização do transporte escolar urbano. obra de expansão do terminal central; implantação da tarifa reduzida por meio de subsídios. Projeto de expansão do Terminal Central O trabalho apresentado durante a audiência pública está disponível no site da prefeitura. (CLIQUE AQUI)