A Ouvidoria Municipal de Saúde é um canal de comunicação entre a equipe de gestão da saúde pública e o cidadão, cujo objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento e das políticas governamentais relacionadas à saúde. Isso é possível a partir do momento em que o cidadão presta informações à gestão dos municípios sobre o cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais municipais e outros locais como clínicas ou hospitais privados que prestam atendimento pelo SUS à população. Essas informações transmitidas à gestão são feitas por meio de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, que podem ser realizados de forma anônima. De acordo com a ouvidora da saúde, Rosângele Maria de Paula, para que o serviço funcione é necessário o intercâmbio entre o cidadão e a gestão pública. Só assim os gestores poderão tomar conhecimento do que está acontecendo e propor soluções e mudanças para melhorar o atendimento nos serviços de saúde. Rosângele informou, ainda, que, no ano de 2017, a ouvidoria registrou 466 ocorrências, dentre as quais 297 tiveram resultado positivo, 60 serviram para a solicitação de informações e 109 apresentaram sugestões inviáveis. Ainda de acordo com a ouvidora, em 2018, foram 453 ocorrências no total, sendo que 334 tiveram resultado positivo, 76 serviram para a solicitação de informações e 43 apresentaram reclamações sem fundamentos comprovados. Segundo Rosângele, a participação da sociedade é fundamental para uma boa gestão da saúde. “Nós queremos mostrar à população o quão importante é a sua participação, para que tenhamos uma melhor gestão da saúde no município”, ressaltou. Para entrar em contato com a ouvidoria, o cidadão pode ligar nos números 0800-941-9101 e 3822-9101, enviar e-mail para
[email protected] ou, ainda, dirigir-se pessoalmente à sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Alzino Martelo, 710, Bairro Nova Floresta, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h. Pode também ligar para a Ouvidoria do Ministério da Saúde, no número 136.