Patos de Minas começa, na próxima terça-feira (1º/4), a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025. Segundo definição do Governo federal, a estratégia é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas a partir de 60 anos. Também fazem parte do público-alvo, por exemplo, puérperas, professores do ensino básico e superior, caminhoneiros e trabalhadores da área da saúde (consulte lista completa ao fim da notícia).
As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de Saúde da Família da área urbana (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h), nos pontos de atendimento da área rural (segunda a quinta-feira, conforme cronograma de atendimento em cada localidade) e no Vacimóvel (consulte aqui a escala). Para receber a dose, o usuário deve apresentar documento que comprove o seu pertencimento a um dos grupos prioritários, documento com CPF e cartão de vacina.
O imunizante - A vacina contra influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita juntamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores. As orientações completas estão disponíveis em documento do Ministério da Saúde.
Estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que, no Brasil e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades, a redução foi de 58,7%. Já para crianças pequenas e idosos a redução foi de 39% e 31,2% respectivamente.
Público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza |
Vacinação de rotina: população de 60 anos em diante; criança de 6 meses a 5 anos, 11 anos e 29 dias; gestantes |
Grupos especiais:
|