Notícias


26/03/2020 - Combate ao Covid-19: Gesat orienta servidor municipal de como se prevenir no trabalho

Higienização das mãos e de instrumentos de trabalho são medidas importantes para evitar contaminação no ambiente profissional

A Gerência de Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Assistência ao Servidor (Gesat) emitiu, na tarde de quarta-feira (25), comunicado a respeito de condutas a serem adotadas diante da pandemia de Covid-19. Assinado pelo médico do trabalho Fabiano Cardoso de Deus, o documento diz que, embora a principal medida neste momento seja o isolamento social, muitos servidores públicos não podem suspender as atividades, o que exige deles redobrar os cuidados para a eficácia da prevenção e para evitar a disseminação do vírus no ambiente profissional.

Dessa forma, a Gesat reforça a necessidade de todos os funcionários públicos municipais estarem atentos a algumas orientações durante a jornada de trabalho: evitar a circulação desnecessária, especialmente em grupos entre os setores e secretarias municipais; cuidar para que não haja aglomeração de pessoas em locais de uso comum nem contatos sociais próximos (deve ser mantida distância mínima de um metro entre as pessoas); higienização, frequente e eficiente, de instrumentos e ambiente de trabalho, como a cabine do caminhão (maçanetas, volante, alavancas, rádios, vidros), teclados, mouses, telefones, celulares, canetas etc.

Quanto ao uso das máscaras descartáveis, Fabiano de Deus diz que elas não são consideradas Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhadores em geral. Segundo o médico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam utilizadas somente por pessoas com sintomas de Covid-19 e por aqueles que cuidam de indivíduos com sintomas da doença, como tosse e febre. O uso das máscaras é crucial para profissionais de saúde e para quem cuida de alguém (em casa ou em estabelecimento de saúde). O alerta é estar atento à forma correta de utilizá-las (recomendações na imagem abaixo).

Funcionamento da Gesat - Prezando pelo bem-estar de todos e atendendo ao disposto no Decreto 4.793/2020, a Gerência de Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Assistência ao Servidor vem realizando apenas serviços internos, estando suspensos os atendimentos presenciais.

Diante da necessidade de perícia médica, a Gesat informou que será feito contato com o servidor para agendamento. Quanto a atestados médicos, relatório de inspeção médica e relatório de acompanhamento, o requerente deverá encaminhá-los para o e-mail medicina@patosdeminas.mg.gov.br. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail citado ou pelos telefones 3822-9760/ 3822-9759.
 


OUTRAS NOTÍCIAS

Semana começa com entrega de senhas para vacinação contra influenza

veja mais

7 de abril será novo dia de vacinação contra gripe para idosos e profissionais da saúde

veja mais

Covid-19: em entrevista, prefeito fala sobre leitos e enrijecer normas para conter filas e idosos nas ruas

veja mais

MG aumenta capacidade operacional para exames de Covid-19

veja mais

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

veja mais

Recuperação de ruas: equipes de microrrevestimento e tapa-buracos estão em ação

veja mais

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

veja mais

Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR