Notícias


16/03/2020 - Microrrevestimento: recurso impermeabiliza asfalto e prolonga vida útil do pavimento

Reperfilamento é uma espécie de prevenção, e é importante fazer", esclarece o secretário de Obras Públicas

A equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas responsável pelo microrrevestimento continua em ação. Uma das ruas a receber o serviço nesta segunda-feira (16) foi a Sargento Deolindo, no Bairro Nossa Senhora das Graças. Antes do revestimento asfáltico, os buracos foram tapados.

Vale explicar que essa técnica, popularmente conhecida como reperfilamento, é de fato uma camada fina (1,2 cm em média), o que não significa pouca efetividade. Esse tipo de revestimento é um rejuvenescedor cuja função é prolongar a vida útil do pavimento em cerca de dois a três anos.

"Podemos dizer que o microrrevestimento é um impermeabilizante de pavimento, apropriado para as vias onde o asfalto está menos deteriorado e ainda é possível aproveitar a base. Isso porque ele sela as trincas, impermeabiliza a base do asfalto, e evita que a água penetre", explica o secretário de Obras Públicas, Mauro de Lima Cunha.

Ainda conforme o secretário, a situação de cada rua é que define qual medida técnica será realizada no local. "Por isso não é verdade quando as pessoas dizem que não adianta passarmos ´essa borra de café` e que estamos recuperando vias que não têm buracos. O reperfilamento é uma espécie de prevenção, e é importante fazer", esclarece o secretário.

Mauro de Lima também acrescenta: "Obviamente que gostaríamos de colocar asfalto novo em toda a cidade, mas não há recursos disponíveis para isso. O recapeamento é uma camada de 3 a 4 cm, exigindo alto investimento. Assim recapearemos aquelas com maior grau de deterioração e onde o tráfego é mais intenso".

Outras vias da cidade já receberam microrrevestimento. Nos últimos dias, esse serviço foi executado, por exemplo, em ruas dos bairros Vila Garcia e Nova Floresta. Em outras regiões, atuam as equipes de tapa-buracos que, nesta segunda-feira, trabalham nas ruas João Maria de Souza, no Rosário, e Sebastião Tomaz de Magalhães, no Nova Floresta, além da Avenida Afonso Queiroz, no Sebastião Amorim. No sábado (14), foram tapados os buracos da Avenida Dilermando Gomes de Deus.
 


OUTRAS NOTÍCIAS

Semana começa com entrega de senhas para vacinação contra influenza

veja mais

7 de abril será novo dia de vacinação contra gripe para idosos e profissionais da saúde

veja mais

Covid-19: em entrevista, prefeito fala sobre leitos e enrijecer normas para conter filas e idosos nas ruas

veja mais

MG aumenta capacidade operacional para exames de Covid-19

veja mais

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

veja mais

Recuperação de ruas: equipes de microrrevestimento e tapa-buracos estão em ação

veja mais

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

veja mais

Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR