16/03/2020 - Microrrevestimento: recurso impermeabiliza asfalto e prolonga vida útil do pavimento

Reperfilamento é uma espécie de prevenção, e é importante fazer", esclarece o secretário de Obras Públicas

A equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas responsável pelo microrrevestimento continua em ação. Uma das ruas a receber o serviço nesta segunda-feira (16) foi a Sargento Deolindo, no Bairro Nossa Senhora das Graças. Antes do revestimento asfáltico, os buracos foram tapados.

Vale explicar que essa técnica, popularmente conhecida como reperfilamento, é de fato uma camada fina (1,2 cm em média), o que não significa pouca efetividade. Esse tipo de revestimento é um rejuvenescedor cuja função é prolongar a vida útil do pavimento em cerca de dois a três anos.

"Podemos dizer que o microrrevestimento é um impermeabilizante de pavimento, apropriado para as vias onde o asfalto está menos deteriorado e ainda é possível aproveitar a base. Isso porque ele sela as trincas, impermeabiliza a base do asfalto, e evita que a água penetre", explica o secretário de Obras Públicas, Mauro de Lima Cunha.

Ainda conforme o secretário, a situação de cada rua é que define qual medida técnica será realizada no local. "Por isso não é verdade quando as pessoas dizem que não adianta passarmos ´essa borra de café` e que estamos recuperando vias que não têm buracos. O reperfilamento é uma espécie de prevenção, e é importante fazer", esclarece o secretário.

Mauro de Lima também acrescenta: "Obviamente que gostaríamos de colocar asfalto novo em toda a cidade, mas não há recursos disponíveis para isso. O recapeamento é uma camada de 3 a 4 cm, exigindo alto investimento. Assim recapearemos aquelas com maior grau de deterioração e onde o tráfego é mais intenso".

Outras vias da cidade já receberam microrrevestimento. Nos últimos dias, esse serviço foi executado, por exemplo, em ruas dos bairros Vila Garcia e Nova Floresta. Em outras regiões, atuam as equipes de tapa-buracos que, nesta segunda-feira, trabalham nas ruas João Maria de Souza, no Rosário, e Sebastião Tomaz de Magalhães, no Nova Floresta, além da Avenida Afonso Queiroz, no Sebastião Amorim. No sábado (14), foram tapados os buracos da Avenida Dilermando Gomes de Deus.