Notícias


26/02/2020 - Reunião marca início de projeto para modernizar iluminação pública

Representantes do consórcio responsável pela modelagem do projeto apresentaram como será desenvolvido o trabalho e esclareceram as dúvidas dos presentes

Na última quinta-feira (20), foi realizada, na sede da prefeitura, a primeira reunião com representantes da Houer Concessões e M Viana Sociedade de Advogados - consórcio contratado pela Caixa Econômica Federal (CEF) para estruturar o projeto de modernização da iluminação pública de Patos de Minas. As empresas ficarão responsáveis por elaborar o projeto, realizando diversos serviços, desde diagnósticos (institucional, operacional, fiscal e legal), Estudo da Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) até a elaboração do contrato de concessão do serviço e acompanhamento do processo licitatório.

Um dos objetivos da reunião foi apresentar as empresas integrantes do consórcio contratado à Equipe Técnica da prefeitura, constituída por representantes da Advocacia-Geral e de seis secretarias (Administração; Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Orçamento; Governo; Obras Públicas; Planejamento). Durante o encontro, considerado o marco inicial do projeto, foram esclarecidas particularidades e vantagens das parcerias público-privadas e o papel de assessoramento que a CEF exercerá. Além disso, essa primeira reunião representou o início da fase 1 do serviço de consultoria que será prestado pelo consórcio. Ao todo, a estruturação do projeto será realizada em quatro fases.

Um dos sócios da Houer, Gustavo Palhares esclareceu que, após esse primeiro contato com representantes da prefeitura, a empresa fará estudos técnicos bem como levantamento de campo com inventário e análise qualitativa do parque de iluminação do município. "A partir daí, serão elaborados estudos de engenharia para modernização do parque, sendo dimensionada a economia em termos de consumo de energia e de melhoria da qualidade da iluminação", complementou.

O consultor também ressaltou que os dados obtidos a partir dos estudos técnicos darão suporte à análise econômico-financeira de viabilidade do projeto e à estruturação jurídica do contrato. Por meio dessa análise, a consultoria oferecerá à administração municipal alternativas para implementação do projeto e, após consulta pública, será realizado processo licitatório para seleção do parceiro privado que executará o objeto previsto de modernização, ampliação, eficientização, manutenção e operação da iluminação pública de Patos de Minas.
 


OUTRAS NOTÍCIAS

Semana começa com entrega de senhas para vacinação contra influenza

veja mais

7 de abril será novo dia de vacinação contra gripe para idosos e profissionais da saúde

veja mais

Covid-19: em entrevista, prefeito fala sobre leitos e enrijecer normas para conter filas e idosos nas ruas

veja mais

MG aumenta capacidade operacional para exames de Covid-19

veja mais

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

veja mais

Recuperação de ruas: equipes de microrrevestimento e tapa-buracos estão em ação

veja mais

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

veja mais

Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR