18/02/2020 - Recuperação asfáltica: 50 toneladas de massa são aplicadas por dia

Em trabalho concluído nesta terça-feira (18), por exemplo, a Secretaria de Obras Públicas recuperou a Rua 12, no Bairro Bela Vista

Em busca de acelerar a recuperação das ruas em Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Obras Públicas reorganizou-se internamente e montou mais uma equipe de tapa-buracos, totalizando agora três equipes próprias e duas contratadas. As frentes de trabalho atuam de segunda a sexta-feira e estão aplicando cerca de 50 toneladas de massa asfáltica diariamente nas vias danificadas do município.

"Essa quantidade de massa é pelo menos duas vezes maior do que o montante usado há algum tempo. E, desse total, 25 toneladas são aplicadas pelo efetivo da prefeitura. É fato que os estragos são muitos, mas também é fato que temos nos esforçado para sanar os problemas mais críticos. Precisamos lembrar que a chuva não tem dado trégua e que, naturalmente, isso aumenta os buracos e atrasa nosso serviço. Mas não paramos", disse o responsável pela Operação Tapa-buracos.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Mauro de Lima Cunha, tem sido feito um trabalho mais apurado nas ruas onde os estragos são mais profundos. "É o caso do entorno da Praça Monsenhor Manuel Fleuri Curado (Praça do Campo do Vila), no Bairro Vila Garcia. Lá, nós colocamos bloquetes e fizemos o rejunte com asfalto, dificultando a infiltração da água, e depois cobrimos com a massa. Foi a primeira vez que fizemos assim, e deu certo, está resistindo muito bem às chuvas", explicou.

Esse mesmo trabalho foi realizado na Rua 12, no Bairro Bela Vista, onde todos os anos os briquetes eram levados pela enxurrada. A recuperação da via foi concluída nesta terça-feira (18) e agradou os moradores, como a dona Claudelina: "Estou muito satisfeita, porque o asfalto aqui na rua está melhorando muito. Temos que ter paciência, as coisas não vêm todas de uma vez. Quero agradecer os trabalhadores pelo que fizeram". (veja foto)

Distritos - Após o carnaval, a Operação Tapa-Buracos será estendida à área rural. Segundo o responsável, uma equipe de trabalho percorrerá os distritos até atender a todas as demandas.