Notícias


17/02/2020 - Dia D contra o sarampo é realizado, mas alerta continua

A primeira etapa da campanha vai até 13 de março. Público-alvo são crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos. Pessoas com cartão de vacina incompleto também devem procurar as unidades básicas de saúde (UBS)

O trabalho de prevenção contra o sarampo continua em todo o país e, no último dia 15 (sábado), aconteceu o Dia D de Vacinação. Em Patos de Minas, a mobilização contra a doença resultou em um balanço positivo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o comparecimento da população às UBS foi satisfatório.

Apesar disso, é imprescindível que todas as pessoas estejam atentas e verifiquem se o cartão de vacinação está em dia, pois a circulação do vírus do sarampo ainda não foi interrompida. Portanto, a disseminação dessa doença não está controlada e indivíduos não imunizados estão suscetíveis a ela.

Diante desse quadro, a Encarregada de Imunização do município de Patos de Minas, Lilian Alves, orienta as pessoas a procurarem a UBS para certificarem-se de que estão imunizadas. Caso não tenham recebido a quantidade de doses previstas conforme a idade, o profissional de saúde atualizará o cartão vacinal.

Lílian ainda informou que, na última sexta-feira (14), foi confirmado o óbito de um bebê de oito meses no Rio de Janeiro por sarampo, o que reacende o alerta da população e das autoridades de saúde. A profissional ressaltou que existem casos suspeitos da doença em Minas Gerais, sendo necessário cuidado redobrado, principalmente, no período de Carnaval, haja vista que o deslocamento de foliões e a aglomeração de pessoas facilitam a proliferação da doença.

Por fim, Lilian salientou que "em qualquer época do ano, é preciso estar atento ao cartão de vacinação e atualizá-lo sempre que necessário. Entretanto, períodos de grande movimentação de pessoas, como feriados, exigem maior atenção, pois os riscos de contaminação tornam-se maiores".
 


OUTRAS NOTÍCIAS

Semana começa com entrega de senhas para vacinação contra influenza

veja mais

7 de abril será novo dia de vacinação contra gripe para idosos e profissionais da saúde

veja mais

Covid-19: em entrevista, prefeito fala sobre leitos e enrijecer normas para conter filas e idosos nas ruas

veja mais

MG aumenta capacidade operacional para exames de Covid-19

veja mais

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

veja mais

Recuperação de ruas: equipes de microrrevestimento e tapa-buracos estão em ação

veja mais

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

veja mais

Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR