Notícias


13/12/2019 - Perspectivas e desafios ambientais são apresentados durante o Encontro do Pró-Mananciais em Caeté

Delegação de Patos de Minas participou do evento com representantes da Copasa, Colmeia Patos e da comunidade do distrito de Pindaíbas


“Somos Todos Água: a Política de Segurança Hídrica para o Estado de Minas Gerais”. Com esse tema, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, fez a abertura da 3ª edição do Encontro do Pró-Mananciais, realizado no Hotel Tauá, em Caeté - MG, onde abordou o cenário hídrico do estado e questões sobre segurança hídrica, tendo como case o programa "Somos Todos Água", do governo estadual de Minas Gerais, integrado ao Pró-Mananciais.

Para a diretora do Igam, o cercamento e a recuperação das áreas adjacentes às nascentes e mananciais, o plantio de mudas nativas e as ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental com as comunidades e produtores rurais, ações essas desenvolvidas dentro do programa para a proteção e preservação dos mananciais e bacias hidrográficas, são fundamentais para os recursos hídricos.

O evento foi promovido pela Copasa e reuniu representantes dos Coletivos Locais de Meio Ambiente de todo o estado para discutir as ações e trocar experiências sobre o programa. O III Encontro do Pró-Mananciais foi encerrado no dia 5 de dezembro com uma palestra que abordou questões relacionadas aos Sistemas Agroflorestais (SAFs), ministrada pela engenheira ambiental, Júlia Guermandi, da Associação Veracidade, contratada via Convênio de Cooperação Técnica com a Fundação Banco do Brasil.

Durante o encontro, os participantes trocaram experiências em busca de conhecer e entender as realidades e as estratégias utilizadas nos outros municípios participantes do programa, além de participar de palestras e outras atividades relacionadas ao tema. Para encerrar as atividades, os participantes fizeram uma roda de conversa com o objetivo de discutir sobre a temática “Caminho adiante: Desafios e Perspectivas do Pró-Mananciais".

Intercaladas às discussões, foram realizadas apresentações musicais e intervenções teatrais que tinham a água como tema. Em um momento único, a mística de encerramento do evento promoveu a interação entre os participantes possibilitando que eles trocassem mudas de plantas nativas de diversas regiões do estado e destacando a relação entre terra, água e natureza, enquanto recursos fundamentais para a vida.
 
OUTRAS NOTÍCIAS

Diretoria de Meio Ambiente inicia substituição de árvores em vias públicas

veja mais

Concurso de beleza e Domingo no Parque são opções de diversão para o fim de semana

veja mais

Semed divulga edital para contratação de profissionais

veja mais

Emater destaca Patos de Minas como expoente da pecuária leiteira e do agronegócio

veja mais

Secretaria de Educação divulga horário de funcionamento

veja mais

Prefeitura fará inauguração do CMEI do Alto do Limoeiro

veja mais

Agentes do PMCD realizam ação no Bairro Bela Vista

veja mais

Programa Municipal de Hortas Comunitárias continua em 2020

veja mais


   VOLTAR