08/10/2019 - Professores e supervisores educacionais participam de oficina pedagógica promovida pela Secretaria de Educação

Profissionais da rede municipal de ensino que atuam na pré-escola participaram da oficina pedagógica ofertada na última semana

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, no período 30/09 a 04/10, a oficina pedagógica “Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar: continua a brincadeira” para professores que atuam na pré-escola. Essa formação aconteceu no Centro Universitário de Patos de Minas e contou com a presença de 107 profissionais, dentre eles professores e supervisores educacionais. Esses participantes foram distribuídos em oito turmas nos turnos matutino e vespertino ao longo da semana supracitada.

A oficina teve por objetivo refletir sobre o uso do livro didático “Pé de brincadeira” nas instituições de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Patos de Minas. Esse objetivo desdobrou-se em outros três, a saber: aprofundar o conhecimento acerca dos direitos de aprendizagem na educação infantil, refletir sobre o planejamento na Educação Infantil e utilizar o livro didático como instrumento de apoio para a construção de práticas pedagógicas.

Durante a formação, em grupos, os participantes realizaram trocas de experiências, relatando suas vivências e práticas que desenvolvem em sala de aula. Dessa forma, possibilitou-se a realização de diversas reflexões acerca de práticas pedagógicas na Educação Infantil. Diante dessas ações, foi possível produzir sequências didáticas abordando práticas de linguagens, conhecimento matemático, acolhimento e conhecimento do mundo natural e social, utilizando, para tanto, o livro “Pé de brincadeira” e outras atividades significativas.

Os encontros promovidos pela Semed têm o objetivo de oferecer formação continuada aos servidores da educação, de modo que eles possam estar constantemente aperfeiçoando seus conhecimentos e sua prática, podendo melhorar, assim, a qualidade do ensino ofertado na rede municipal.