07/10/2019 - Eleição para conselheiros tutelares aconteceu nesse domingo

Os eleitores patenses tiveram a oportunidade de participar da escolha dos novos membros do Conselho Tutelar por meio do voto popular

Nesse domingo (06), foi realizada a votação para a escolha dos conselheiros tutelares que atuarão de 2020 a 2023. Entre os vinte e quatro candidatos que concorreram na eleição de ontem, os cinco mais votados assumirão a função de conselheiro a partir do próximo ano. Mais de quatro mil eleitores patenses foram às urnas e, por meio de sua participação, elegeram as seguintes candidatas: Cintia Borges de Sousa, Vanêsa Gonçalves Silva,
Waléria Elias Sousa Caixeta, Serafina Borges de Camargo e Edna Maria da Mota.

As atividades referentes ao processo de escolha dos conselheiros tutelares tiveram início em abril, quando o edital de Eleição do Conselho Tutelar foi disponibilizado. A partir de então, os interessados em pleitear uma vaga como conselheiro foram submetidos a três etapas até chegar ao voto popular. Além da análise das inscrições, com deferimento ou não delas, os candidatos passaram por uma prova eliminatória na qual foram avaliados os seus conhecimentos a respeito do Regimento Interno do Conselho Tutelar e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os candidatos aprovados na avaliação escrita passaram também por avaliação psicológica. A eleição desse domingo correspondeu à quarta e última etapa do processo, momento em que a população pôde se manifestar escolhendo seu candidato.