Notícias


07/10/2019 - Teste sonoro é realizado na Mosaic Fertilizantes com a supervisão de membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros

A visita aconteceu na última sexta-feira e objetivou identificar as instalações das torres de alerta e de alarme, bem como testar as sirenes em caso de algum desastre na empresa


No dia 04 de outubro (sexta-feira), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas (Compdec), por meio do Comitê Cidade Resiliente (CCR) e do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, realizou uma nova visita à empresa Mosaic Fertilizantes, no distrito de Pilar, na cidade de Patos de Minas. A visita faz parte das ações preventivas desencadeadas nos municípios da região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro para a Campanha Mundial das Nações Unidas e da Estratégia Internacional para Redução dos Riscos de Desastres (UNISDR). Essa campanha, intitulada "Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se Preparando" - Patos de Minas mais resiliente -, tem o papel de identificar e prevenir possíveis riscos e ameaças (objetivando reduzir os riscos de desastres na região), principalmente aqueles decorrentes do funcionamento de barragens nesses locais, cadastradas na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

Nessa visita, de acordo com o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas, segundo-tenente BM Fernandes, no contexto da busca de uma cultura de resiliência a desastres, foi realizado um teste sonoro das sirenes, após a instalação de cinco torres nos arredores da indústria. Equipes da empresa foram alocadas nos pontos de reunião para encontro, a fim de testar a amplitude sonora das sirenes. Durante os testes, foi detectado que elas atendem os anseios da comunidade local em caso de algum desastre.

Na parte da tarde do mesmo dia, foi realizada nova reunião dando continuidade ao planejamento para realização de um simulado em caso de rompimento de barragem no complexo, envolvendo vários órgãos públicos e sociedade civil interessada, além de membros da comunidade assistida no complexo.

As atividades no complexo mineroindustrial, através do Comitê Cidade Resiliente, foram acompanhadas pelo presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e presidente do Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA), Sr. Ivanildo Zica, do capitão Arthur do 12° Batalhão de Bombeiros Militar, do tenente Guilherme do 12° Batalhão de Bombeiros Militar e do segundo-tenente BM João Fernandes Caixeta, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas.

Fonte: CICCR

 










OUTRAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural do fim de semana traz diversas atrações

veja mais

Tenente-coronel Rogério passa comando do 15º BPM

veja mais

Zoonoses alerta para picadas de escorpião, mais comuns no verão

veja mais

Ceasa Regional divulga cotação de preços praticados nessa quinta-feira

veja mais

Patos de Minas recebe 285 doses da pentavalente

veja mais

Filarmônica de Patos de Minas abre seletiva para naipe de cordas

veja mais

Prefeitura de Patos de Minas adere a projeto para troca de 100% da iluminação pública

veja mais

Ações das equipes de tapa-buracos continuam sendo realizadas

veja mais


   VOLTAR