18/09/2019 - Programa Municipal de Combate à Dengue realiza ações de conscientização na comunidade de Lanhosos

O trabalho foi desenvolvido na escola Delfim Moreira e se concentrou em ações educativas

Na quarta-feira da última semana, dia 11 de setembro, a equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) realizou um trabalho educativo com os alunos da Escola Municipal Delfim Moreira, localizada na comunidade de Lanhosos.

O trabalho promovido pelos agentes de combate a endemias tem um cunho preventivo, ou seja, visa promover momentos de transmissão de informações acerca da dengue e de esclarecimentos sobre como é possível combatê-la. Com esse tipo de trabalho, os agentes objetivam também mobilizar os alunos para que eles se tornem disseminadores de ações que combatam o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A atividade promovida procurou despertar a atenção e o interesse dos alunos a partir de uma abordagem mais lúdica: a agente utilizou um boneco representando o Aedes aegypti para transmitir informações sobre o ciclo evolutivo do mosquito e sobre como evitar sua proliferação. Entre os alunos menores, além de utilizar o boneco para falar sobre a dengue, a agente fantasiou-se de Branca de Neve, transportando as crianças para o mundo dos contos de fadas.

Ao final das apresentações, os alunos fizeram perguntas, tiraram dúvidas e receberam um panfleto informativo. É muito importante a conscientização e colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti, um mosquito tão pequeno, mas que pode nos roubar a vida.