05/06/2019 - Agentes de combate a endemias recebem Aerosystem - equipamento que vem para reforçar a luta contra o mosquito Aedes aegypti

Para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças como zika e chikungunya, o Programa Municipal de Combate à Dengue recebeu um equipamento que vai ajudar bastante no trabalho que já vem sendo realizado no município.

O Aerosystem é um novo equipamento de aplicação intradomiciliar (dentro de casa). Os agentes realizarão a aplicação durante a visita domiciliar, com o aparelho, dentro dos cômodos da residência. As fêmeas do mosquito que se alojam dentro de casa, embaixo de mesas, atrás de cortinas e em demais locais serão eliminadas pelo inseticida liberado pelo Aerosystem. Os moradores deverão deixar seus imóveis e só retornar meia hora após o final da aplicação.

Ressalta-se que todos os agentes de combate às endemias trabalham devidamente uniformizados e com crachá de identificação, além de terem recebido treinamentos para manusear o equipamento, que vem para auxiliar no combate ao mosquito vetor de tantas doenças as quais podem levar as pessoas infectadas à morte.

A chegada desse equipamento para os agentes de combate às endemias representa um reforço no trabalho realizado por eles, haja vista o fato de que esses agentes já têm intensificado as ações de educação e mobilização social, os mutirões de recolhimento de materiais inservíveis e as visitas domiciliares com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito.

É importante salientar que a colaboração de toda a população é fundamental para que os resultados buscados nessa luta contra a dengue sejam alcançados.