18/03/2019 - Plantio Global é realizado na Avenida Getúlio Vargas com plantio de mudas de árvores nativas

A manhã do último domingo (17), em Patos de Minas, foi de conscientização e práticas ambientais na Praça do Centenário, na Avenida Getúlio Vargas. Visando buscar a recuperação do meio ambiente, a ação mundial Plantio Global, reuniu diversas pessoas para a troca de experiências, conhecimentos e auxílio na construção de políticas públicas no cuidado com o meio ambiente. Patos de Minas, desde 2017, se integrou à Campanha da ONU/UNISDR, e neste domingo está sendo implementada uma Patos de Minas Mais Resiliente.

As ações começaram às 10h com a presença de aproximadamente 80 pessoas. Foram plantadas 21 mudas de árvores nativas, como Pau-Brasil, Ipê Branco e Escumilha, doadas pelo IEF. Durante o evento ocorreu doação de alimentos, como arroz, feijão, óleo, macarrão e extrato de tomate, que serão encaminhados para o Amparo Maternal.

O Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, participou do plantio e destacou a importância da ação para o município. "Diversos locais do Brasil, inclusive Patos de Minas, abraçaram esta causa de grande importância para a conscientização e incentivo das boas práticas ambientais, para que assim possamos construir juntos uma cidade melhor e mais verde", enfatizou.

A organização do Plantio Global na cidade ficou por conta de voluntários de diversas entidades, instituições, empresas, clubes de serviço e ONGs. São eles: Organização de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema); Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA); Instituto Estadual de Floresta (IEF); Rotary Clube, Amparo Maternal, Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam); Faculdade Patos de Minas (FPM); Grupo de Escoteiros São Francisco; Defesa Civil, Ayurvida Terapias Naturais, Associação Amor Exigente e Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia).