Notícias


13/03/2019 - Saiba como solicitar consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata junto à Secretaria de Saúde

Com a volta das consultas oftalmológicas realizadas pela Prefeitura de Patos de Minas na Clínica de Especialidades, a fila de espera diminuirá e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) começarão a marcar novas consultas. Atualmente, o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) possui 134 pessoas na fila esperando por consultas.

Assim que todos os pacientes da fila forem atendidos, as UBS começarão a marcar novas consultas oftalmológicas. Para isso, o paciente deverá agendar uma consulta na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde irá passar por uma avaliação de acuidade visual; sendo constatada a necessidade, o médico fará o encaminhamento para o oftalmologista. A marcação será realizada pela própria unidade através do sistema eletrônico de marcação de consultas, de acordo com as cotas de consultas para cada UBS.

Para os pacientes que precisam da cirurgia de catarata e ainda não fizeram o pedido, o procedimento é similar ao acima: é necessário que, primeiramente, façam uma consulta na UBS e, após encaminhamento ao oftalmologista, o médico irá emitir laudo com o pedido da cirurgia. Com o laudo em mãos, o paciente deverá retornar à UBS para que o médico avalie o pedido e encaminhe para a Central de Marcação de Cirurgias, que fará o agendamento das cirurgias conforme a oferta de vagas.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, nos próximos meses a fila de espera para cirurgias de catarata, que atualmente possui 283 pacientes, será zerada, fruto do esforço da Prefeitura, que arrecadou recursos suficientes para a realização de 320 cirurgias.





 
OUTRAS NOTÍCIAS

Instituições de ensino recebem melhorias da Prefeitura

veja mais

Audiência pública para discutir Orçamento 2020 aconteceu nessa terça-feira

veja mais

Programa Municipal de Combate à Dengue realiza ações de conscientização na comunidade de Lanhosos

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira

veja mais

Seminário de Educação Empreendedora será realizado amanhã

veja mais

Prefeitura divulga editais para contratação de profissionais da educação e estagiários

veja mais

Ceasa Regional divulga cotação de preços praticados na última semana

veja mais

Orçamento Participativo: audiência pública para discutir orçamento para o ano de 2020 será realizada nesta terça-feira

veja mais


   VOLTAR