15/01/2019 - Procon realiza pesquisa de preços de materiais escolares praticados em Patos de Minas

No próxima dia 04 de fevereiro começa o novo ano letivo, e os pais já procuram os materiais escolares para seus filhos. Com o objetivo de auxiliar esse processo, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma pesquisa dos preços dos materiais escolares em 7 papelarias da cidade.

A cotação foi realizada na última quinta-feira (10) e os pesquisadores analisaram 46 itens diferentes. O item mais barato de cada categoria é o que foi levado em consideração, independente da marca. No resultado apresentado é possível verificar as grandes diferenças de preços entre produtos de mesmo tipo em empresas diferentes, como o Caderno de 12 matérias, com preços que variam de R$12,90 a até R$20,90; Fita Dupla Face rolo 12x30, com valores entre R$3,50 e R$8,25 e lápis de cor grande, 12 unidades, com preços entre R$3,50 e R$6,90.

O coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho Nogueira, ressaltou que por força da Lei Federal nº 9.870 de 23 de novembro de 1999, os estabelecimentos de ensino não podem exigir materiais escolares de uso coletivo. “É muito importante que o consumidor fique atento às leis que regularizam o sistema de ensino, público ou privado, para que não sejam lesados. Elaborar um estudo dos valores praticados no mercado é uma boa forma de economizar e avaliar as empresas da cidade”, destacou Rafael Godinho.