03/12/2018 - Núcleo Ampliado de Saúde da Família promove ações de promoção à saúde

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF 2) realizou, na semana passada, rodas de terapias integrativa com alunos do curso Técnico de Enfermagem do Centro Politécnico de Treinamento e Pesquisa e com a Associação dos Deficiente Visuais (ADV). Também foram realizadas atividades de promoção à saúde, através de jogos integrativos com os moradores do Lar de Idosos Vila Rosa. As rodas de terapias tiveram o intuito de promover ações de acolhimento e partilha de experiências de vida para se falar das dores, dos problemas e das potencialidades de cada indivíduo e das comunidades. Os jogos também tiveram o objetivo de promover uma melhora da capacidade motora e de fixação da memória com os idosos.

De acordo com a Assistente Social do NASF 2, Sandra Menezes, no Lar de Idosos Vila Rosa foram realizadas atividades com jogos educativos e integrativos, para exercitar a memória, o controle motor e a socialização entre os internos. Com os alunos do Centro Politécnico e da ADV, o NASF realizou rodas de terapia integrativa em que as pessoas puderam expor e trocar experiências, além de tirar dúvidas, através de um diálogo aberto, sobre a saúde da mente, que envolve os sentimentos e emoções individuais e de comunidade das pessoas. “Esses momentos de reflexão e conversa nos ajudam a perceber melhor o próximo e, através da troca de experiências, transformam nossa maneira de pensar e agir em sociedade”, ressaltou Sandra Menezes.