30/11/2018 - Produção e distribuição de leite de soja serão suspensas, temporariamente, a partir deste sábado

Na tarde da última quinta-feira (29), a Diretoria de Promoção Humana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informou que, a partir deste sábado (01/12), devido a uma manutenção técnica a ser feita nos equipamentos, que têm apresentado algumas irregularidades no processo de produção, estará suspensa, provisoriamente, a produção e distribuição do leite de soja. Aproveitando esta pausa, está sendo feita também uma reestruturação no programa de distribuição de Leite de Soja, estabelecendo os critérios que atendam às famílias que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

De acordo com a Diretoria, assim que a linha de produção for normalizada, a fabricação e distribuição do leite de soja será retomada. Por dia são produzidos cerca de 3.500 saquinhos de leite de soja de 200ml. O produto é destinado às pessoas que têm alergia à lactose, proteína encontrada no leite de vaca. Ele só é fornecido com indicação médica e é distribuído gratuitamente para a população.

Mudança na estruturação do programa de distribuição

A mudança na distribuição do Leite de Soja é devido ao Decreto n° 4.541, de 1° de novembro de 2018, que declara estado de calamidade financeira no Município. No dia 1° de novembro, o Prefeito realizou uma coletiva para declarar a situação do município, e estabeleceu um Programa de Redução de Despesas na Administração Municipal, no período de novembro de 2018 a agosto de 2019.

A dívida do Governo do Estado com o Município já está no valor de R$46.590.281,86. A falta de repasses estaduais tem prejudicado muito o Município, uma vez que é com esses recursos que os serviços são mantidos. A Administração Municipal adotou a suspensão dos pagamentos de salários do Prefeito e Vice-Prefeito, pelo período de três meses; suspensão de 20% do pagamento dos salários dos Secretários, Controladora e Procurador-Geral também pelo período de três meses; dentre outras.