Notícias


14/08/2018 - Novos equipamentos de Raio-X e Tomografia já estão em funcionamento

Os novos equipamentos de Raio-X e Tomografia, adquiridos pela Prefeitura de Patos de Minas, começaram a funcionar nessa segunda-feira (13), dentro do Centro Integrado de Assistência à Saúde, recém-inaugurado. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira em horários alternados, exames de Raio-X são realizados de 7h às 16h e as tomografias das 16h às 22h.

É a primeira vez que o Município tem o equipamento para a realização de tomografia. Anteriormente o serviço era contratado. Agora o aparelho de última geração integra o serviço de diagnóstico da prefeitura, assim como o Raio-X, que reforça e aumenta o número de exames, já que havia apenas um equipamento na Prefeitura que está instalado na Unidade de Pronto Atendimento. Os equipamentos vão auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a diminuir as filas de espera desses exames. Atualmente, a SMS possui uma demanda de, aproximadamente, 700 pessoas à espera de Tomografia.

De acordo com a Diretora de Serviços Especializados, Ana Carolina Magalhães Caixeta, os exames de Raio-X poderão ser agendados diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já os pedidos de Tomografias são encaminhados pelo posto de saúde diretamente à SMS, que realiza o controle dessas marcações. “Inicialmente, começaremos atendendo 800 Raio-X e 250 tomografias por mês, mas a expectativa é que esse número aumente gradativamente até o final do ano”, explicou Ana Carolina, que informou que esses novos equipamentos vão somar à lista de aparelhos que a SMS já possui para realização de exames como endoscopia, ultrassonografia geral e obstétrica, eletrocardiograma e encefalograma.

A diretora informou ainda que, em meados de novembro, a SMS também realizará Tomografias com contraste para aqueles pacientes que fazem o controle oncológico periodicamente. Com isso, a expectativa é que a lista de espera pelo exame de imagem reduza ainda mais, acabando com a demanda reprimida que existe em Patos de Minas.
 
OUTRAS NOTÍCIAS

A inclusão ou atualização no Cadastro Único é obrigatória até 31 de março

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira

veja mais

Serviços de limpeza urbana são realizados em 10 pontos da cidade

veja mais

Segunda Pré-conferência Municipal de Saúde será realizada nesta quarta-feira

veja mais

Índice de reajuste salarial dos servidores é aprovado em assembleia, projeto de Lei será enviado para a Câmara Municipal

veja mais

Programa Minha Escritura: Prefeitura entrega 43 escrituras para moradores do bairro Jardim Esperança

veja mais

Ceasa Regional divulga cotação de preços de alimentos

veja mais

Confira a previsão de tempo para esta quarta-feira

veja mais


   VOLTAR