Notícias


28/05/2018 - Tempo frio requer cuidados com a saúde para evitar doenças mais graves

Os cuidados devem ser constantes e quem ainda não foi imunizado contra a gripe e pertence ao grupo preconizado pelo Ministério da Saúde tem até 6ª feira para procurar os postos de saúde da cidade


Nos últimos dias, a temperatura em Patos de Minas tem caído bastante, chegando a marcar 3ºC durante a madrugada do dia 21 de maio, pegando os patenses de surpresa e despreparados para enfrentarem o frio.

Durante esse período de temperaturas muito baixas, o recomendado é que as pessoas tomem alguns cuidados com a saúde para não adoecerem, principalmente, quem quer curtir a Fenamilho, não se deixam abater com frio e seguem firmes curtindo os shows e as atrações da maior festa da cidade. Tendo em vista que nos períodos de baixas temperaturas há um aumento dos casos de gripes e resfriados, que causam mal estar, dores pelo corpo, indisposição, espirros, coriza, congestão nasal e irritação na garganta, a prevenção é sempre uma aliada.

Para evitar problemas futuros com a saúde é recomendado que os foliões se agasalhem bem, façam bastante ingestão de água, hidrate a pele e os lábios para evitar ressecamentos, usem luvas, cachecóis, gorros, mantenha as mãos higienizadas, se alimentem bem e evitem o consumo excessivo de bebidas muito geladas. Para crianças e idosos, os cuidados devem ser redobrados, pois seu sistema imunológico é mais suscetível a doenças.

Em casa, os cuidados não são diferentes, deve-se evitar o banho com água muito quente e o uso excessivo de sabonete para não ocorrer o ressecamento da pele, manter o uso de agasalhos, praticar exercícios físicos e fazer o uso de protetor solar ao sair ao sol.

A Gerente da Epidemiologia, Elizaine Bicalho, alerta que os grupos preconizados pela campanha de vacinação contra a gripe, que ainda não se vacinaram, devem evitar locais com grande aglomeração de pessoas e ambientes fechados, pois há maiores chances de contágio pelo vírus da Influenza. De acordo com a enfermeira, essas pessoas ainda devem evitar o contato com corrimão, aperto de mão, ficar próximo de pessoas que apresentem sintomas como tosse e espirros e sempre devem manter as mãos limpas e higienizadas, fazendo uso do álcool em gel ou de água e sabão.

A campanha de vacinação vai até 1º de junho, a próxima sexta-feira, em todo o Brasil. Em Patos de Minas, a vacinação acontece nos 16 postos da cidade e 4 postos da área rural.

 
OUTRAS NOTÍCIAS

Semana começa com entrega de senhas para vacinação contra influenza

veja mais

7 de abril será novo dia de vacinação contra gripe para idosos e profissionais da saúde

veja mais

Covid-19: em entrevista, prefeito fala sobre leitos e enrijecer normas para conter filas e idosos nas ruas

veja mais

MG aumenta capacidade operacional para exames de Covid-19

veja mais

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

veja mais

Recuperação de ruas: equipes de microrrevestimento e tapa-buracos estão em ação

veja mais

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

veja mais

Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR