22/05/2018 - Bolo em comemoração ao aniversário de Patos de Minas já começa a ser confeccionado

Neste ano, o bolo terá como tema os 60 anos da Festa Nacional do Milho

Como de costume, em comemoração ao aniversário de Patos de Minas, a Prefeitura Municipal começou a confeccionar, nesta manhã de terça-feira (22), um bolo de 126 metros que será dividido em, aproximadamente, 9 mil pedaços. A distribuição será realizada logo após as apresentações a sessão cívica, que começa às 8h e antes do Desfile Cívico, Militar e Estudantil na Avenida Getúlio Vargas.

Serão gastos dois dias na preparação, sendo que o bolo será dividido em 126 caixas decoradas em comemoração aos 60 anos da Festa Nacional do Milho (Fenamilho), uma homenagem da Prefeitura à festa maior do Município. Cada caixa conterá 66 pedaços de bolo recheados com doce de leite e coco ralado. Toda a produção do bolo já foi planejada. Nesta terça-feira, o bolo será levado ao forno, na quarta-feira (23) será feita o recheio, a decoração e ele será embalado em papel alumínio e levado ao freezer para sua conservação. A entrega para quem comparecer ao ato cívico será na quinta-feira (24), como já tradicionalmente.

Na decoração de cada caixa terá um carro de boi com algumas espigas de milho e balaios, representando a Fenamilho, festa que se tornou tradição na cidade há 60 anos e que orgulha o patense, já que atrai muitos visitantes e se torna uma vitrine da cidade para todo o país. Para a confecção da sobremesa serão utilizados 200kg de farinha de trigo, 3600 ovos, 20kg de coco ralado, 200kg açúcar, 4kg fermento, 160 litros de leite, 1 caixa de óleo contendo 12 unidades e 150kg de doce de leite.

Surgimento de Patos de Minas

O município de Patos de Minas surgiu na segunda década do século XIX em torno da Lagoa dos Patos, onde, segundo as descrições históricas, existia uma enorme quantidade de patos silvestres. Os primeiros habitantes foram lavradores e criadores de gado, sendo muito visitados por tropeiros, já o povoado, à beira do Rio Paranaíba foi crescendo e acabou se tornando um arraial que, posteriormente, se transforma em uma vila com o nome de Santo Antônio dos Patos.

Em 24 de maio de 1892, o presidente do estado de Minas Gerais eleva a vila à categoria de Cidade de Patos de Minas. Em 1943, o governo do estado modifica o nome para Guaratinga, provocando revolta na população. Em 03 de junho de 1945, muda novamente para Patos de Minas para distingui-lo de Patos da Paraíba, município mais antigo.