22/05/2018 - Desfile de 24 de maio vai apresentar o tema ‘Cultura Empreendedora’ na avenida Getúlio Vargas

Nesta quinta-feira, escolas homenagearão projeto de sucesso da Prefeitura (Jovens Empreendedores) e também renomadas empresas que aniversariam décadas, em 2018

Será na manhã desta quinta-feira, dia 24 de maio, data em que Patos de Minas completa 126 anos de vida, que será realizado, conforme a tradição, mais uma edição do Desfile Cívico e Estudantil, nos quarteirões da Avenida Getúlio Vargas. Antes, porém, haverá a sessão cívica, agendada para começar às 8 horas, na entrada no Palácio dos Cristais, prédio onde funciona a UFU (sede da antiga Prefeitura Municipal).

O tema escolhido para o desfile deste ano foi “Cultura Empreendedora”, resultado do título/reconhecimento do Programa Jovens Empreendedores, dado pelo Sebrae-Minas. Esse projeto tornou-se referência no Estado, sendo realizado anualmente pela Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Unipam, Credicopa e o próprio Sebrae.

Empresas dos setores primário, secundário e terciário, além de entidades patenses, foram selecionadas por uma comissão organizadora, para terem as suas histórias contadas, pelas escolas municipais e estaduais. Essa comissão reuniu membros do poder público, e representantes das entidades CDL, Sindcomércio e Acipatos.

Dividido em blocos, o desfile terá a seguinte sequência: o primeiro a entrar na avenida será o bloco “Segurança Pública”, que reúne a participação do Tiro de Guerra, da Polícia Rodoviária Federal, da 15ª Banda da Polícia Militar, e da 10ª RPM – Fanfarra do Colégio Tiradentes.

Logo em seguida, será a vez do bloco “temático”, quando as seguintes empresas serão homenageadas pelas escolas citadas na sequência: Sebrae (Polivalente), Unipam (Cônego Getúlio e Marcolino), Credicopa (Escola Agrícola), Sindicato Rural (Norma Borges e Marluce Martins), Valoriza (Frei Leopoldo), Coopatos (Antônio Dias Maciel), HNSF (Jacques Corrêa), Grupo Zizi (Deiró Borges) e Credicopa (Zama Maciel).

Intercalando as apresentações acima citadas, os seguintes grupos de fanfarras também passarão pela avenida: Caic, Varjão de Minas, Marcolino de Barros, Agrícola, Abner Afonso, Serra do Salitre, Normal e Zama Maciel. O bloco “Jovens Empreendedores”, que abrirá esta etapa, será conduzido pelas escolas Caic e Cônego Getúlio (Pilar).

Por fim, vinte e um grupos participarão do bloco “artístico cultural”. São eles: Apae, Escoteiros de São Francisco, AABB Comunidade, Academia Judô Oton, Desbravadores, Secretaria Municipal de Trânsito, Associação Paraolímpica, Centro de Referência da Mulher, Associação dos Deficientes Visuais. Também, os Moçambiques Congado Apaiano de Inclusão, Vila Operária, N. Sra. do Rosário, Quilombo do Ambrósio, Estrela do Oriente. Finalizando esse último bloco, estão os Centros Espíritas Eurípedes Barsanulfo e Umbanda Anjos de Luz, o Projeto Saúde e Equilíbrio, AR Models, Oficina de Modelos, Motos Grupos e Comitivas.

O Desfile Cívico e Estudantil é organizado pelas Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e a de Educação. Na organização do evento, estão o Secretário da pasta da Cultura, Fábio Amaro, o Diretor de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio, Geenes Alves, e o Coordenador-Geral do desfile, Jorge Gomes.