Notícias


19/04/2018 - Palestra com ex-secretário de Estado da Educação é realizada pela Secretaria de Educação nesta quinta-feira

Com auditório lotado, a abertura do evento contou com a participação de profissionais de 15 municípios da região


A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e apoio do Hospital Vera Cruz (HVC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Amapar), realizou uma palestra sobre a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na manhã desta quinta-feira (19), no auditório do bloco N do Unipam. O sociólogo, ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ex-secretário de Estado da Educação e consultor em educação pública há 20 anos, João Batista dos Mares Guia conduziu os trabalhos que debateram sobre a BNCC com o objetivo de esclarecer o que é esta novidade e como ela vai impactar na Educação Básica.

Na oportunidade, todos os parceiros HVC, Sebrae-MG e Unipam fizeram uma breve exposição sobre os seus serviços ofertados, as parcerias de sucesso e as condições que a tecnologia dispõe para facilitar a disseminação do conhecimento.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira, a formação promovida pela Semed foi uma oportunidade para que os profissionais da educação conheçam a fundo o novo documento. “Como foi aprovado recentemente, é de extrema importância que os educadores conheçam as diretrizes que o documento fornece, estabelecendo, assim, a conjectura teórica de aprendizagem apresentada para a Educação Básica, já que antes tínhamos os Parâmetros Curriculares Nacionais e agora nos preparamos para aplicar a Base Nacional Curricular Comum, que pretende padronizar conteúdos e disciplinas”, afirmou a Secretária Municipal de Educação.

Simpático, o professor Mares Guia ressaltou a importância e todos terem ciência do que se trata a BNCC. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica”, explicou o ex-secretário de estado da Educação.

Ainda de acordo com o professor, a BNCC foi orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e será somada aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A palestra contou com a presença dos secretários municipais de Educação e equipes pedagógicas representantes de 15 municípios da Amapar, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Lagamar, lagoa Formosa, Patrocínio, Presidente Olegário, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, varjão de Minas, Rio Paranaíba e Patos de Minas, além de diversas autoridades e educadores da região, dentre eles: o ex-deputado e ex-prefeito de Patos de Minas, José Humberto Soares; o Procurador Geral do Municipio, Jadir Souto Ferreira; os vereadores de Patos de Minas, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi e Otaviano Marques de Amorim; da coordenadora do curso de Letras do Unipam, Mônica Soares de Araújo Guimarães; do gerente comercial do HVC, Luan Santos; da consultora do Sebrae MG, Rosânia Lima e do professor dos cursos de Educação a Distância (EAD) do Unipam, Flávio Daniel Borges de Morais.
 
























OUTRAS NOTÍCIAS

Kits de material escolar, adquiridos pela Prefeitura, para alunos de escolas municipais serão entregues no 1º dia letivo de 2019

veja mais

Ceasa Regional divulga cotação de preços de alimentos desta quinta-feira

veja mais

Secretaria de Educação contrata novos profissionais e estagiários

veja mais

Inscrições para o Projeto Viva Cristavo 2019 continuam abertas

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira e para o fim de semana em Patos de Minas

veja mais

Secretaria de Agricultura lança campanha de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras

veja mais

Secretaria de Finanças alerta sobre as dívidas em aberto

veja mais

Secretaria de Desenvolvimento Social divulga retificação do edital do processo seletivo do Acessuas Trabalho

veja mais


   VOLTAR