13/03/2018 - Plantio Global será realizado no próximo domingo no Parque Municipal Mata do Catingueiro

Voluntários e representantes de entidades, associações, ONGs, moradores e da Prefeitura de Patos de Minas preparam um plantio que vai ajudar a preservar e chamar a atenção para a Mata do Catingueiro, que sofre com desmatamentos e incêndios

Responsável por regular o microclima de várias regiões de Patos de Minas e sendo um importante remanescente do bioma cerrado, que abriga uma variedade de animais e de espécies de plantas e árvores, a Mata do Catingueiro vai ganhar um reforça na sua vegetação. É que o espaço verde foi o escolhido para a segunda ação do Plantio Global, evento internacional que acontece simultaneamente em todo o mundo. Patos de Minas faz parte do movimento que vai acontecer no dia 18 de março, às 8h30 da manhã, ao lado do Sagarana, na Rua Vicentina Rodrigues, bairro Jardim Panorâmico. O evento é uma ação coletiva, responsável e descentralizada, que convida grupos e voluntários a plantarem árvores juntos e de forma responsável, no próximo domingo.

Serão plantadas 200 árvores dentro do parque e 24 no passeio. Serão 32 espécies variadas de mudas nativas do cerrado, dentre elas algumas frutíferas, também nativas. Os organizadores explicam que a intenção é de plantar essas árvores frutíferas para alimentar e atrair a fauna para mata, já que ela é importante para ajudar na disseminação das sementes.

Um grupo de voluntários de órgãos públicos, instituições, clubes de serviço e de Organizações Não-governamentais (ONGs), ligado ao Meio Ambiente, já participaram de diversas reuniões e têm realizado diversas ações de preparação do evento, que vai ajudar a mata. Os voluntários ainda prepararam as estacas para a amarração das mudas a serem plantadas e a separação do adubo a ser utilizado para os participantes.

Patos de Minas faz parte da ação mundial com outras cidades brasileiras de diversos estados, além de cidades de outros países. O objetivo da ação é a ampliação da conscientização e práticas de ambientais, assim como viabilização da troca de experiências e conhecimento e auxílio na construção de políticas públicas para o setor.

Por que a Mata do Catingueiro

Bastante devastada devido às frequentes queimadas, a Mata do Catingueiro é um importante remanescente do bioma cerrado que abriga fauna e flora específica da região. Criado pela Lei Municipal n° 6.880 de 2014, o parque Municipal tem duas áreas: a mata do Catingueiro e a do Cachorro, um pouco mais acima.

A área havia sido declarada de preservação permanente pela Lei nº 3.088/92, com aproximadamente 300 hectares, mas hoje com os desmatamentos e incêndios este menor e dividida. Foi só em 12 de março de 2014 que o parque foi criado com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais relevantes do município, ser espaço para a realização de pesquisas científicas, de proporcionar a recuperação de áreas degradadas e visando ao desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental.