Notícias

17/07/2017 - Capacitação sobre empreendedorismo é ministrada aos professores da rede municipal de ensino

Projeto Jovens Empreendedores incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores na sala de aula

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou o curso “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP)”. O treinamento foi destinado a profissionais da educação, que trabalham as bases do empreendedorismo com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para a professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Cônego Getúlio do Distrito de Pilar, Márcia Cristina, o curso é uma forma de capacitação dos docentes que irão propor novas formas de aplicação do ensino-empreendedor na escola. “É um curso voltado para os profissionais da área da educação que trabalham as bases do empreendedorismo, dando aos profissionais que estão participando dele, a parte teórica a respeito do empreendedorismo e também a parte prática que irá nos auxiliar a colocar a metodologia dentro da sala de aula, desenvolvendo a teoria trabalhada no curso com os nossos alunos”, disse a professora.

Para o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, são capacitações como essas que irão tornar alunos e professores mais próximos, para juntos vislumbrarem um futuro mais promissor. “Essas capacitações são importantes para o currículo do profissional da educação, pois elas buscam aprimorar o trabalho do professor dentro da sala de aula, enriquecendo o aluno com a cultura empreendedora”, ressaltou o prefeito.

Para a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira, ações como essas são importantes para os professores da rede de ensino municipal, pois procuram desenvolver a prática empreendedora. “Já acontecem, em todas as escolas da rede municipal, atividades voltadas para o empreendorismo, por isso é necessário que os professores conheçam e saibam mais sobre como podem trabalhar com mais frequência em sala de aula. Nesse sentido, é importante conhecer as estratégias e os conceitos para poder desenvolver um bom trabalho nas escolas”, afirmou a secretária.

O consultor do Sebrae-Minas, Sebastião Menezes, disse que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas tem sido um ganho para toda a sociedade, pois ao se trabalhar com aqueles que serão o futuro da cidade, se está construindo um futuro melhor para as gerações. “Capacitar nossos professores da rede municipal de ensino, de todos os níveis desde a educação infantil, passando pelo ensino básico, fundamental I e II, levando a introdução da cultura empreendedora, é se preparar para grandes ganhos, pois ao ser um município empreendedor, Patos de Minas conseguirá abrir novas oportunidades. Ao levar para os alunos, através dos nossos professores, para que eles possam transmitir essa capacitação, de uma forma didática e pedagógica, estaremos fortalecendo as bases do desenvolvimento econômico da cidade de Patos de Minas”, afirmou o consultor.

O prefeito José Eustáquio ainda ressaltou que o empreendedorismo caminha em dois canais ou em duas linhas: o empreendedorismo de negócios e o empreendedorismo enquanto postura de vida. “Daqui a pouco, esse aluno que receberá do professor práticas empreendedoras será estimulado e instigado a criar seu próprio negócio lá no futuro, quando ele se sentir preparado ou também possa, de repente, atuar no negócio do pai ou da mãe e, quem sabe, até nas empresas que existem na cidade”, disse o prefeito.

Participaram da capacitação, professores das seguintes escolas:
Escola Municipal Professor Aristídes Memória (CAIC)
Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz
Escola Municipal Marluce Martins
Escola Municipal Jacques Corrêa
Escola Municipal Gino André
Escola Municipal José Paulo
Escola Municipal Delfim Moreira
Escola Municipal Cônego Getúlio
Escola Municipal Coronel Osório
Escola Estadual Abílio Caixeta

O JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem o objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que são:
*Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
*Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
*Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
*Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

No último ano (2013), 3.162 professores de 320 escolas foram capacitados para atuarem com a proposta do JEPP em associação a 80. 587 estudantes dos 9 anos do ensino fundamental em todo o Brasil. A expectativa é chegar a 696.150 estudantes do ensino fundamental no biênio 2014-2015. Em Patos de Minas, o programa da Cultura Empreendedora nas Escolas já treinou profissionais de todas as 16 escolas municipais. Só em 2016, foram 2 mil alunos beneficiados e criadas 47 microempresas.

*Com informações: Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
 












OUTRAS NOTÍCIAS

Prefeito vai à câmara e apresenta o que está sendo feito na Reforma Administrativa

veja mais

Primeiro dia do “Tecendo Vivências” é marcado por experiências que fizeram diferença na aprendizagem dos alunos

veja mais

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho começa nesta quarta-feira (22)

veja mais

Ruas de Patos de Minas são recapeadas

veja mais

Encerrada a fase de reuniões por eixos temáticos para revisão do Plano Diretor

veja mais

Segunda fase da seleção para ingresso no Conservatório será dia 28

veja mais

Tempo e temperatura para o início da semana em Patos de Minas

veja mais

Semaid divulga a cotação semanal de preços dos produtos

veja mais

Semed divulga edital para contratação de estagiários

veja mais


   VOLTAR