20/03/2017 - "Trem das Ruas" no bairro Sebastião Amorim é um grande sucesso

Festival Cultural contou com shows de rap, DJs, batalhas de dança e de rima, varal de poesias, grafite, capoeira e a estreia da geladeiroteca

A forte chuva, no último sábado (18), não foi desculpa para o público deixar de ir à segunda edição do Festival Cultural "Trem das Ruas", no bairro Sebastião Amorim. Amantes da cultura hip hop e moradores do bairro estiveram presentes na praça da quadra poliesportiva, e puderam apreciar um leque variado de atrações: roda de capoeira, varal de poesias, exposição de grafites, apresentações musicais de rap, DJs, batalhas de dança e de rima e a grande novidade do projeto: geladeiroteca, uma geladeira que armazena livros.

Segundo os organizadores, aproximadamente 600 pessoas compareceram ao evento, no decorrer do dia. As atividades tiveram início às 15h e encerramento por volta de 21h. O Trem das Ruas é promovido por duas lideranças do movimento hip hop de Patos de Minas: o produtor cultural e músico Cássio Denner e o grafiteiro Bertiher. A Prefeitura Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são apoiadores do projeto, que conta ainda com diversos patrocinadores.

O grupo de rap de Uberlândia, o Original C, fechou a noite com uma grande apresentação musical. Antes, porém, as finais da batalha de rima levaram o público ao delírio. A réplica do trem de ferro, constituída por vagões que são quadros grafitados por artistas visuais patenses, foi a sensação do evento. Assim como a geladeiroteca, uma produção do Projeto Gato Luz, liderado por Jaqueline Caetano e Marcos André, que também despertou grande curiosidade dos presentes.

A programação do evento incluiu ainda as seguintes apresentações: DJ Cássio, DJ Luca, Capoeira Afro, Conspiração Verbal Rappers, Emergentes, Revolta Sonora, MMA, Voz da Quebrada, Invictus (dança), Voz de Poder, Supremo Estilo (dança), MC Carol e Bethe P, Street Máfia Rappes e DJ Imbraim.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o vice-prefeito, Paulo Mota, representando o prefeito municipal José Eustáquio Rodrigues Alves; o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro; os diretores municipais, Dácio Pereira da Fonseca Jr. (Eventos, Lazer e Turismo), Alex Peres (Esporte) e Rogéria Vieira (Centro de Convivência). Os veículos de comunicação, NTV e Canal 5, também compareceram e fizeram a cobertura jornalística do evento.

De acordo com um dos organizadores do projeto, Cássio Denner, "a cultura de rua volta a ser valorizada em nossa cidade e a prova disso está na união de diversos artistas que abraçam este projeto. Brevemente, marcaremos a próxima edição".