17/03/2017 - CIPA realiza 3ª reunião de 2017

O propósito é conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes como garantia de qualidade de vida no trabalho

Com objetivo de observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, eliminar os riscos existentes ou neutralizá-los, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizou, ontem (16), a terceira reunião do ano para conscientizar os servidores sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e a importância da prevenção de acidentes como garantia de qualidade de vida no trabalho.

A CIPA tem várias funções, como a identificação dos riscos do processo de trabalho e a elaboração de mapas de riscos, com ampla participação de trabalhadores. A secretaria mais colocada em pauta foi a de Infraestrutura, por ser uma das pastas com maior número de funcionários da Prefeitura Municipal.

O técnico de Segurança do Trabalho, Ronne Leandro Silva e o engenheiro de Segurança do Trabalho, Welington Tiago de Castro, juntamente com a comissão, levantaram situações de riscos, que expõem a risco a saúde e a vida dos servidores municipais, em suas atividades laborais do dia a dia.

Desde a criação da CIPA, em março de 2016, os membros já se reuniram em 13 momentos, para estabelecer normas regulamentadoras de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, como proteção contra incêndios, instalações e serviços de eletricidade e sinalização de segurança.