22/12/2016 - Prefeitura adquire novos aparelhos de Tomografia e Raio-X

Aparelhos serão utilizados no atendimento de pacientes da Clínica de Especialidades do Centro Universitário do Unipam

A Prefeitura de Patos de Minas adquiriu um tomógrafo, equipamento para casos de alto complexidade, e um aparelho de Raio-X. Ambos são uma necessidade do Centro Clínico de Especialidades. Eles foram comprados através de convênio firmado entre o Governo de Minas Gerais e o Município de Patos de Minas, e por meio de emendas parlamentares do ex-deputado federal José Humberto Soares e do deputado estadual Dr. Hely Tarquínio. Os valores para aquisição somam mais de R$1 milhão, com liberação de recursos pelo Estado e contrapartida financeira do Município.

De acordo com Ludimila Silva Xavier, os equipamentos vão ajudar no tratamento dos pacientes de Patos de Minas e região.“O serviço de tomografia, até então, era terceirizado; já os exames de raio-x eram realizados na UPA Peluzzo, agora o atendimento aos pacientes da Clínica de Especialidades será agilizado”, explicou a coordenadora do Centro Clínico/Centro de Diagnóstico por Imagem.

Na UPA Peluzzo, o serviço de raio-x recebe em média cerca de 20 agendamentos por dia. O equipamento é muito utilizado nos riscos cirúrgicos e na identificação de certas doenças. Quando estiver funcionando, os casos que chegarem ao Centro Clínico de Especialidades não precisarão mais ser encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento.

As salas do Centro Clínico de Especialidades onde funcionarão os equipamentos serão ampliadas e adaptadas para recebê-los. A previsão de funcionamento depende dessas obras. Mas a expectativa é de que até o início de 2017 eles estejam disponíveis à população.

O tomógrafo é considerado um equipamento com tecnologia de ponta e um dos melhores em operação no interior do Estado.