Notícias


07/03/2016 - CBH realiza primeira reunião do ano e eleição de nova diretoria

Patos de Minas esteve representado com gestores e técnicos ambientais da Prefeitura e IEF

Os membros titulares do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba - CBH PN1 se reuniram ordinariamente na 1ª assembleia geral de 2016, para deliberar da DN - Deliberação Normativa AMAP PNs 06 de 03/12/2015, relatar sobre a quarta reunião do ano passado e apresentar a chapa, plano de ação e eleição da nova diretoria do Comitê, para o mandato de 2 anos

O município de Patos de Minas esteve presente com representantes do poder público municipal, poder público estadual e usuários. O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Eugênio Pacelli Civuca Costa, o engenheiro florestal do Instituto Estadual de Florestas, Rubens Maciel Capuzzo (IEF) e o analista ambiental da Fiemg Regional, Marcelo Oliveira, participaram da 1ª reunião do Comitê da Bacia do Rio Paranaíba, na cidade de Patrocínio, no dia 3 de março de 2016.

Na ocasião, foi oficializada pelo prefeito Pedro Lucas Rodrigues, a substituição de membro-suplente de Patos de Minas no Comitê Alto Paranaíba. A superintendente do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa Formosa, Júnia Cássia de Sousa Oliveira foi nomeada como suplente de Civuca Costa de Patos de Minas, substituindo a secretária executiva do Comitê, Luciana Magalhães, ex-secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Formosa. A assembleia contou também com a representante do IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Laura Bertolino de Souza Lima.

No decorrer da pauta da reunião do CBH foi apresentada pela Comissão Eleitoral a chapa única composta pelos conselheiros: Leocarlos Marques Mundim (Cooxupé), representante dos usuários (presidente). Lucas Campos Siqueira (Prefeito de Patrocínio-MG), representante do poder público municipal (vice-presidente). Antônio Geraldo de Oliveira (Cervivo), representante da sociedade civil (1º secretário). Jairo José Carneiro (Copasa), representante dos usuários (2º secretário). A nova diretoria executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba - CBH PN1 foi eleita e empossada por aclamação dos conselheiros presentes na 1ª assembleia geral do ano, realizada na cidade de Patrocínio - MG.

Plano de Trabalho: Na posse dos membros da nova diretoria do Comitê ficou estabelecido que "É compromisso dos membros da chapa, envidar esforços para consolidação do Comitê e seu fortalecimento frente ao Poder Público e à sociedade por meio de ações de melhoria interna do CBH e ações de melhoria dos recursos hídricos conforme as 10 ações abaixo relacionadas".

1 - Realização de reuniões com mobilização da população para a participação efetiva (através de chamadas por email, ofícios às prefeituras, entre outros), para difundir o Comitê.
2 - Dar seguimento ao cumprimento de Plano de Comunicação do Comitê.
3 - Ampliar e divulgar o conhecimento sobre a Bacia Hidrográfica do Alto Paranaíba.
4 - Estreitar laços com as comunidades políticas, sociais e educacionais as áreas de abrangência do Comitê.
5 - Discussão, aprovação para escolha da Agência do Comitê.
6 - Discussão e aprovação do Plano Diretor de Bacia.
7 - Acionar a Câmara Técnica de Outorga e Cobrança para iniciar a discussão de critérios e valores para implantação da cobrança na Bacia do PN1.
8 - Participação efetiva em eventos como o Fórum Mineiro, Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob), Conselho Estadual de Política de Meio Ambiente (Copam), e integração com outros comitês de bacia.
9 - Presença do Comitê no apoio institucional das campanhas relacionadas ao Dia da Água e do Meio Ambiente nos municípios de abrangência do CBH PN1.
10 - Buscar sempre curso de capacitação de maneira a ampliar o conhecimento dos conselheiros no que se refere aos recursos hídricos.

Antes do encerramento da reunião CBH em Patrocínio, foram indicados os membros do Comitê disponíveis para participar do Encontro Nacional de Comitês, que este ano será realizado em julho, na capital baiana de Salvador. Um dos indicados para compor a expedição no ENCOB, foi o representante público municipal da Prefeitura de Patos de Minas e diretor de Meio Ambiente, Eugênio Pacelli Civuca Costa.
 






OUTRAS NOTÍCIAS

Semana começa com entrega de senhas para vacinação contra influenza

veja mais

7 de abril será novo dia de vacinação contra gripe para idosos e profissionais da saúde

veja mais

Covid-19: em entrevista, prefeito fala sobre leitos e enrijecer normas para conter filas e idosos nas ruas

veja mais

MG aumenta capacidade operacional para exames de Covid-19

veja mais

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

veja mais

Recuperação de ruas: equipes de microrrevestimento e tapa-buracos estão em ação

veja mais

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

veja mais

Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR