02/03/2016 - DMA e alunos do Unipam coletam amostras de botânicas de uso medicinal no Mocambo

Várias foram as atividades desenvolvidas por aproximadamente 80 alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Química do Centro Universitário de Patos de Minas

Em parceria com a diretoria de Meio Ambiente de Patos de Minas, alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Química do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), realizaram coleta de amostras das botânicas de uso medicinal para análises metabólicas especiais com potencial cosmetológico para conservação e manejo dos remanescentes existentes em área interna do parque municipal do Mocambo, dia 20 de fevereiro.

Aproximadamente 80 alunos participaram das atividades. Juntamente com eles, estiveram as professoras Maria Perpétua Ramos e Norma Aparecida Borges, bem como a coordenadora do Programa Pronascentes, Geize Carla Soares, as quais acompanharam todos os procedimentos.

Os alunos estiveram sob a coordenação das professoras Maria Perpétua Ramos e Norma Aparecida Borges. Juntamente com os 74 alunos participantes e as professoras, a bióloga e coordenadora do Programa Pronascentes, Geize esteve presente acompanhando todo o procedimento.

De acordo com a professora Norma, “o propósito foi ampliar o conhecimento dos alunos sobre as espécies e famílias botânicas com potencial de uso medicinal, coletar material botânico para herborização e confecção de exsicatas que serão tombadas no Herbário Mandevillasp, extrair princípios ativos das plantas coletadas para produção de cosméticos e sensibilizar a população patense da importância da preservação da nossa flora e de seus benefícios”.

Na coleta de material botânico foram organizados 3 grupos com os participantes, para identificação e coleta de material botânico. Na herborização do material coletado foi feita uma prensagem de material botânico, ainda no Mocambo e a seguir, encaminhados para o Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, a fim de serem depositadas na estufa do Herbário Mandevillasp. E na confecção de exsicatas, todo o material coletado seguiu regras do laboratório, passando por uma a completa desidratação. As exsicatas serão tombadas e depositadas no Herbário Mandevilla.