29/02/2016 - Mais de mil pessoas presenciam abertura da Taça Zona Rural

Entre atletas, familiares, autoridades e amantes do futebol, torneio-início realizado no CT do Olaria recebe grande público, mesmo sob chuva. Imbatível, Lenheiros leva o caneco

Não faltaram ingredientes para que a abertura da 4ª edição da Taça Zona Rural João Manuca reunisse tamanha união e emoção, durante a manhã de ontem, no CT do Olaria. A chuva que caiu por algumas horas, transformou o encontro em uma confraternização pra lá de "espremida", considerando que, enquanto a água caía e a bola rolava para os times em campo, os demais presentes se alojavam sob o teto do CT, onde um farto churrasco e almoço eram servidos.

O evento, intitulado Torneio-Início, consagrou o que já vinha sendo construído desde 2013, quando se iniciou a Taça Zona Rural, em Patos de Minas. Em 2014, o projeto tornou-se Lei Municipal e, este ano, a 4ª edição exibe um recorde: 28 equipes inscritas que começam, a partir do próximo domingo, a duelar pelo título. Ontem, em ligeiras partidas de 10 minutos cada, o campeão da abertura foi Lenheiros - um velho conhecido, acostumado a levantar taças.

Bi campeão da Taça Zona Rural, em 2014 e 2015, os atletas da equipe incrementaram a estante de troféus com um título que ainda não tinham. O campeão do Torneio-Início leva quatro pontos para a tabela oficial do campeonato. A recompensa aos campeões se estendeu também a dez quilos de linguiça, oferecidos pela empresa Suinco, um dos patrocinadores do evento.

O vice-colocado foi o time de Três Barras, que participa do campeonato pela primeira vez. Em disputada final, realizada às 15 horas, um belo gol de bicicleta de Danilo Nunes definiu a partida e o torneio para Lenheiros. Mas as conquistas do 2º lugar não deixam por menos: três pontos na tabela, troféu de segundo colocado e cinco quilos de carne oferecidos pelo Frigorífico Aliança. As demais equipes presentes somaram dois pontos na tabela. Ausentes, somente os times de Abelha, XD Catiara e Ranchinho. Esses três começarão a 1ª rodada com zero ponto.

Diversas autoridades presenciaram a festa de abertura. Representando o Prefeito Municipal, estava o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro; também os Diretores de Esporte e de Eventos da referida Secretaria, Rogéria Vieira e Mário Henrique; os Vereadores Bartolomeu Ferreira, Francisco Carlos Frechiani, Lindomar Tavares, Cabo Batista, José Lucilo Duda e Lásaro Borges (autor do projeto que transformou o evento em Lei Municipal).

Também presentes estavam o presidente e o vice-presidente da Liga Patense de Desportos, Baltasar Pedro de Brito e Cássio Luis Duarte, respectivamente; o ex-Vice-Prefeito, José Eustáquio Rodrigues; e os familiares de João Manuca (nome dado a Taça Zona Rural, segundo a Lei 6896/14), o senhor Rubens Dias da Cunha (irmão) e Filemon Batista Dias (filho). Além da Suinco e do Frigorífico Aliança, apoiaram este evento a Ducks Sports, a DB, a Luca Produções e o Canal 5.