26/02/2016 - Abertura da Taça Zona Rural será neste domingo

Torneio-início acontece no CT do Olaria, a partir de 8 horas. Prefeitura Municipal e Liga Patense de Desportos promovem o evento. As equipes que comparecerem ganham 2 pontos na tabela

Uma grande festa está programada para domingo, dia 28, no CT do Olaria, situado no bairro Coração Eucarístico, a partir de 8 horas. A abertura da 4ª edição da Taça Zona Rural João Manuca reunirá atletas das 28 equipes inscritas no torneio, além de familiares, autoridades e amantes do futebol. Um farto churrasco será oferecido àqueles que comparecerem a solenidade e permanecerem ao longo do dia, quando estará acontecendo o torneio-início nos dois campos do CT, com partidas com duração de 10 minutos cada, entre as equipes presentes. Os times que marcarem presença no evento já arrancam com dois pontos na tabela oficial do campeonato; o vencedor do torneio-início somará mais dois pontos (totalizando quatro); e o vice mais um ponto (totalizando três). A 1ª rodada da Taça está agendada para 6 de março.

A Taça Zona Rural é uma promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, juntamente com a Liga Patense de Desportos, e tem o apoio da Câmara Legislativa. Para a realização do torneio-início, os organizadores do evento contam com a parceria das seguintes empresas: Suinco, Ducks Sports, DB e Canal 5.

A 4ª edição do campeonato supera a edição de 2015. Enquanto no ano passado 23 times duelaram pelo título, cinco novidades incorporam o torneio de 2016, consagrando-o como um dos maiores campeonatos de futebol rural do estado de Minas Gerais. A Taça tornou-se Lei Municipal em 2014, sob o Nº 6896, de autoria do Vereador Lásaro Borges, denominando-a “Taça João Dias Gonçalves – João Manuca”. Falecido em 31 de dezembro de 2013, João Manuca foi o fundador da comunidade de São Miguel, na década de 80, presidindo o conselho local por três mandatos.

As novidades na tabela deste ano são as entradas das equipes de Colônia Agrícola, Baianos e Café, Palmeiras de Arraial dos Afonsos, Olhos d’Água e Três Barras. Os 28 times foram divididos em sete grupos, sendo quatro equipes por chave, que se enfrentarão entre si, em partidas de ida, somente. Ou seja, a primeira fase terá três rodadas. Classificarão para a etapa eliminatória os dois melhores colocados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros lugares gerais (avaliados por índice técnico), totalizando 16 equipes que avançarão para as oitavas-de-final.