A Cidade

 

Negócios

Agroindústria

O agronegócio e a agroindústria são considerados grandes potenciais econômicos do município. O "boom" agropecuário teve início na década de 70 com o projeto Polocentro, do Governo Federal, que vislumbrou o aproveitamento agrícola do Cerrado cobrindo-o de lavouras.

Agricultura e Pecuária

A agricultura é bastante diversificada com produção de grãos e hortifrutigranjeiros. Os produtos que se destacam são o milho, arroz, soja, feijão, café, maracujá, tomate e horticultura.

A bovinocultura possui significativa importância econômica e social para o município, com um rebanho de 180 mil cabeças (levantamento Pref. Municipal - ano 2000). Patos também é considerada pólo nacional de genética suína, detendo 70% da tecnologia nacional em melhoramentos suínos.

O negócio no campo ganhou tanto status por aqui que mereceu recentemente reportagem de capa na Revista Exame (14/11/2001) entitulada "Virada no Campo" , com o produtor rural Décio Bruxel. Ele é integrante da poderosa colônia gaúcha estabelecida em Patos de Minas, que também instalou por aqui suas empresas de sementes.

Indústria, comércio e serviços

Com 442 indústrias e 2.108 estabelecimentos comerciais , o município participa com 0,38% da arrecadação do ICMS no Estado de Minas Gerais. Somando-se a outras receitas, ocupa o 19º lugar na arrecadação geral do Estado. Patos de Minas é tida como referência na prestação de serviços para diversos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Nas décadas de 80 e 90 o crescimento deste setor somou mais de 130%.

NOTÍCIAS

Prefeitura irá comemorar os 125 anos da cidade com 125 metros de bolo

veja mais




Prefeitura realiza 40° Encontro Regional da Mulher do Campo

veja mais




Agenda de serviços Urbanos desta 3° feira

veja mais




Patos de Minas comemora seu aniversário de 125 anos

veja mais




Regiões da área rural de Patos de Minas recebem melhorias

veja mais




Prefeitura realiza cadastro dos Patenses Ausentes

veja mais




Previsão do Tempo

veja mais




Prefeitura certifica 36 agroindústrias patenses com o Selo de Inspeção Municipal

veja mais




Agenda de serviço desta 2° feira

veja mais




Fenamilho atrai milhares de pessoas nos primeiros dias de festa

veja mais